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Informática

Alunos da USP criam controle remoto sensorial

Com informações da Agência USP - 30/11/2011

Alunos da USP criam controle remoto sensorial
O controle remoto sensorial utilizou a placa open-source Arduino para interpretar os comandos.
[Imagem: Arduino Team]

Kinect e Arduino

Um projeto desenvolvido por estudantes da Escola Politécnica da USP permite controlar uma TV apenas com gestos.

O controle remoto sensorial foi desenvolvido a partir do Kinect, dispositivo da Microsoft para o seu videogame XBox 360, que permite ao jogador interagir com o aparelho sem usar um controle manual.

"Nosso protótipo funciona com um computador, que contém o software da Microsoft e uma placa Arduino, que capta e identifica os sinais da TV. Os gestos são gravados e armazenados por um software", descreve Maurício Carneiro, que desenvolveu o projeto em conjunto com seus colegas Eduardo Almeida, Danilo Shibata e Luís Felipe Ferreira.

Mais gestos

Até o momento, os estudantes conseguem operar o protótipo com comandos como avançar e retornar canais, controle de volume e ligar e desligar a TV, todos apenas com gestos.

"A ideia é prosseguir com as pesquisas e aperfeiçoarmos ainda mais o projeto", diz Carneiro.

Segundo ele, é perfeitamente possível aumentar a quantidade de gestos para melhor controlar o sistema, até mesmo com a inclusão de comandos de voz.

O professor Ricardo Nakamura, orientador do trabalho, informa que a tecnologia não é inédita, mas destaca a inovação na proposta: "A novidade está na integração entre os componentes do sistema de controle remoto e o Kinect."

Prateleira

Nakamura estima que, para o desenvolvimento de um produto para consumidor final, todos os elementos do protótipo separados teriam de ser integrados num único produto.

"Para termos um produto 'de prateleira', seria preciso projetar algo que reunisse os três principais componentes do protótipo [Kinect, Arduino e computador] em algo mais barato e compacto.

"Seria necessário avaliar a viabilidade de se executar o sistema de reconhecimento de corpo e movimentos, criado pela Microsoft para o Kinect, em um sistema computacional mais modesto", explica, ressaltando que isso poderia implicar em novos projetos de pesquisa.






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