Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Construído o maior laser do mundo

Alex Earnshaw - 17/12/2009

Criado o maior laser do mundo
Rolos e mais rolos de fibras ópticas - medindo um total de 270 km - transformaram-se no maior laser do mundo, capaz de reforçar os sinais que viajam através dele.
[Imagem: Aston]

Rolos e mais rolos de fibras ópticas - medindo um total de 270 km - transformaram-se no maior laser do mundo.

O feito, alcançado por engenheiros do Reino Unido, Espanha e Rússia, poderá levar a uma visão radicalmente nova na transmissão de informações e nas comunicações criptografadas de alta segurança.

Perda de sinais

Quando as conversas telefônicas normais ou os dados enviados através da Internet são convertidos em luz, a fim de viajar através das redes de fibras ópticas, o sinal perde em torno de 5 por cento da sua potência a cada quilômetro que viaja.

Os sinais então têm que ser amplificados para garantir que eles cheguem ao seu destino. Esse processo consome energia, diminui a velocidade das comunicações e cria um ruído de fundo que afeta a qualidade dos sinais.

Laser Raman

Usando um processo físico chamado efeito Raman - um fenômeno natural que afeta a passagem da luz através de um material - os cientistas transformaram os quilômetros de fibras ópticas em um laser ultra longo, que passa a funcionar como um meio de transmissão capaz de reforçar os sinais.

Primeiro, lasers comuns injetam luz nas duas extremidades da fibra, o que faz com que alguns átomos da fibra liberem mais energia e emitam fótons (partículas de luz) com um comprimento de onda maior.

Estes fótons são refletidos de volta para a fibra por espelhos especiais instalados juntos a cada uma das extremidades.

A fibra óptica então armazena uma quantidade uniforme e estável de luz laser que viaja com os sinais e os reforça, permitindo que eles se movam ao longo da fibra em potência total, sem sofrer nenhuma perda, eliminando assim a necessidade de amplificação dos sinais.

Laser como meio de transmissão

Segundo o professor Sergei Turitsyn, da equipe da Universidade de Aston, no Reino Unido, o laser de fibra óptica ultra longo leva a tecnologia laser para territórios completamente novos.

"As demandas sobre os sistemas de comunicação estão aumentando significativamente, particularmente com o enorme crescimento do tráfego da Internet. Esta tecnologia oferece uma nova plataforma para melhorar a velocidade, a confiabilidade e a capacidade operacional dos sistemas de comunicação óptica de nova geração", disse o Prof Turitsyn.

"No entanto, ainda mais interessante é a forma fundamentalmente nova que o laser está sendo utilizado - como um meio de transmissão, e não como uma fonte de radiação coerente. Apesar de avanços extraordinários na ciência do laser, só recentemente os limites fundamentais do comprimento da cavidade do laser se tornaram alvo de pesquisas. Um conceito novo e importante aqui é que uma cavidade laser ultra longa implementada em fibra óptica pode ser vista como um tipo novo e único de meio de transmissão de informações. Isto pode levar a uma visão nova e radical sobre a transmissão de informações e sobre as comunicações seguras," conclui o pesquisador.

Bibliografia:

Artigo: 270-km Ultralong Raman Fiber Laser
Autores: S. K. Turitsyn, J. D. Ania-Castañón, S. A. Babin, V. Karalekas, P. Harper, D. Churkin, S. I. Kablukov, A. E. El-Taher, E. V. Podivilov, V. K. Mezentsev
Revista: Physical Review Letters
Vol.: 103, 133901 (2009)
DOI: 10.1103/PhysRevLett.103.133901
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Raios Laser
  • Transmissão de Dados
  • Fotônica
  • Segurança da Informação

Mais tópicos