Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Curso capacita gestores de inovação tecnológica

Guilherme Gorgulho - Inovação Unicamp - 08/11/2012

Curso de especialização capacita gestores de inovação tecnológica
"Uma boa parte desses alunos está no processo de transformar as empresas em que atuam para que haja uma área de inovação," diz o professor Ruy Quadros.
[Imagem: Antoninho Perri/Ascom – Unicamp]

Curso para inovadores

O movimento crescente de empresas estrangeiras que aportam no Brasil com a intenção de criar centros de pesquisa e desenvolvimento (P&D) e de companhias brasileiras interessadas em estruturar sistematicamente suas atividades de inovação está promovendo uma mudança no perfil dos alunos do Curso de Especialização em Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Iniciativa do Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT), do Instituto de Geociências (IG), o curso de 360 horas está formando neste ano sua sexta turma e já está recebendo inscrições para a classe de 2013, quando completará dez anos.

A troca de experiências entre professores e alunos para a incorporação e o aprimoramento de atividades sistemáticas de inovação dentro da realidade empresarial é uma das oportunidades oferecidas pelo curso, definido como "um laboratório vivo de problemas" pelo professor Ruy Quadros, coordenador dos trabalhos.

Inovação na prática

Complementando as atividades desenvolvidas pelos docentes ao longo dos 18 meses de aulas - quinzenalmente, às sextas-feiras e sábados - o DPCT também conta com palestrantes de grandes empresas inovadoras abordando casos interessantes.

Além da oferta do conteúdo conceitual, instrumental e analítico proporcionado pelos professores, e das experiências empíricas de outras empresas, os alunos trazem os problemas vivenciados por suas empresas para dentro da sala de aula e trocam ideias para solucionar suas questões.

"Uma boa parte desses alunos está no processo de transformar as empresas em que atuam para que haja uma área de inovação, ou uma de inovação e outra de P&D, separando a P&D da engenharia, e fazendo com que o desenvolvimento de produtos e tecnologias possa ser mais sistemático, dentro de uma perspectiva estratégica. A passagem deles pelo curso e esse desafio de criar uma área de P&D são indicadores qualitativos dessas mudanças no cenário da inovação no Brasil", destaca Quadros.

Dinâmica da inovação tecnológica

A dinâmica do mundo da inovação tecnológica já promoveu algumas mudanças significativas no conteúdo do curso nos últimos anos.

"O curso nesses dez anos mudou significativamente. Um dos aspectos mais inovadores foi a inclusão de um conjunto de conteúdos mais ligados à área de inovação e sustentabilidade, considerando que a questão ambiental atualmente acaba sendo um vetor importante para dirigir a inovação. Além disso, houve a inclusão de um módulo de inovação em serviços, que começou com essa última turma", aponta Quadros.

A turma atual de 33 alunos foi selecionada a partir de mais de 100 currículos enviados para o último processo seletivo, com profissionais de várias regiões do Brasil.

Quase dois terços dessa turma são compostos por pessoas que ocupam cargos de diretoria e gerência geral de inovação em empresas de destaque em suas áreas, a maioria deles na casa dos 40 anos de idade.

São profissionais de empresas do setor aeronáutico, de bens de capital, de energia, farmacêuticas, de tecnologia da informação, de papel e celulose e automotivo, entre outros.

Mais informações sobre o curso, que é pago e oferecido por meio da Escola de Extensão da Unicamp (Extecamp), podem ser obtidas no site do curso, no endereço www.extecamp.unicamp.br/gestaodainovacao. As inscrições para a sétima turma vão até março de 2013.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Políticas de Ciência e Tecnologia
  • Inovação nas Empresas
  • Sites de Pesquisa
  • Software e Programação

Mais tópicos