Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Desenhe seu controle remoto no sofá ou na parede

Redação do Site Inovação Tecnológica - 30/04/2013

Desenhe seu controle remoto no sofá ou na parede
Robert Xiao demonstra seu criador de interfaces criando um menu na parede da sala.
[Imagem: Chris Harrison/Carnegie Mellon University]

Toques que desenham interfaces

Desde 2010, uma equipe da Universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos, vem desenvolvendo uma forma mais flexível para criar interfaces controladas por toque.

Inicialmente eles criaram o Skinput, uma tecnologia para transformar a própria pele em um teclado virtual.

Logo depois, eles usaram um projetor e um Kinect para transformar qualquer superfície em uma interface por toques.

Nos dois casos, eles usavam um projetor para criar interfaces pré-definidas, que então podiam ser controladas pelo toque com as mãos ou com os dedos.

Agora, Robert Xiao incrementou ainda mais a tecnologia que vem sendo desenvolvida nos laboratórios dos professores Scott Hudson e Chris Harrison.

Xiao demonstrou que as interfaces de toque podem ser criadas praticamente à vontade, apenas mexendo as mãos.

O sistema permite que alguém esfregue o braço de um sofá para "pintar" um controle remoto para controlar a TV ou passe a mão sobre uma porta ou parede para postar sua agenda.

Posteriormente, outros usuários podem abrir uma versão estendida da agenda, onde cada dia se transforma em um menu suspenso, visualizando eventos nos quais estejam envolvidos.

Ainda mais, essas interfaces ad hoc podem ser movidas, modificadas ou deletadas igualmente com gestos manuais, o que as torna altamente personalizáveis.

Desenhe seu controle remoto no sofá ou na parede
Os pesquisadores incorporaram a tecnologia em um dispositivo que pode ser rosqueado no bocal de uma lâmpada.
[Imagem: Chris Harrison/Carnegie Mellon University]

Lâmpada interativa

Com os sensores de profundidade cada vez mais precisos, e os projetores cada vez menores, os pesquisadores incorporaram a tecnologia em um dispositivo que pode ser rosqueado no bocal de uma lâmpada.

"Nós vislumbramos uma 'lâmpada interativa', um dispositivo miniaturizado que possa ser rosqueado no bocal de uma lâmpada comum e apontada para onde o usuário quiser montar a interface," disse Xiao.

Como já existem lâmpadas de LED interativas, que obedecem a um controle remoto para mudarem de cor, isso não foi difícil de implementar.

Embora, no estágio atual, o sistema consiga criar interfaces apenas sobre superfícies, os pesquisadores afirmam que estão trabalhando em melhoramentos que poderão permitir que os usuários interajam com o sistema no espaço livre.

Da mesma forma, câmeras de profundidade de maior resolução poderão permitir que o sistema sinta gestos detalhados até com os dedos.

Além de gestos, o sistema também pode ser projetado para responder a comandos de voz.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Interfaces
  • Imagens 3-D
  • Holografia
  • Sensores

Mais tópicos