Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Desimpressão remove toner do papel e ganha da reciclagem

Redação do Site Inovação Tecnológica - 12/07/2019

Desimpressão é melhor que reciclagem de papel
A desimpressão utiliza uma lâmpada de xenônio e etanol.
[Imagem: Rajiv Malhotra/Rutgers]

Desimpressão

Uma nova forma "desimprimir" um papel impresso, ao contrário dos métodos baseados em laser, mostrou-se capaz de limpar totalmente o papel padrão usado nas impressoras domésticas e de escritório.

O novo método usa pulsos de luz de uma lâmpada de xenônio e pode apagar toners pretos, azuis, vermelhos e verdes, sem danificar o papel.

O objetivo da desimpressão, ou apagamento dos materiais impressos em papel, é reduzir os impactos ambientais em comparação com a reciclagem de papel convencional.

"Nosso método possibilita a desimpressão e reimpressão no mesmo papel pelo menos cinco vezes, o que é tipicamente o mesmo número de vezes que o papel pode ser reutilizado com a reciclagem convencional. Ao eliminar as etapas envolvidas na reciclagem convencional, nosso método de desimpressão promete reduzir os custos de energia, poluição e emissões de gases de efeito estufa," disse Rajiv Malhotra, da Universidade Rutgers, nos EUA.

De fato, a reciclagem de papel é ótima, mas não é perfeita, já que os processos necessários para o reaproveitamento também têm suas cotas de uso de energia, compostos químicos e emissões de carbono. Assim, prolongar a vida útil do papel, evitando essas etapas de reciclagem, traria benefícios ambientais significativos.

Desimpressão integrada nas impressoras

A desimpressão pode ser feita com equipamento simples e cada limpeza exige uma quantidade muito pequena de álcool.

Os próximos passos, necessários para levar a técnica do laboratório para o mercado, incluem refinar ainda mais o método, testando cores adicionais de toner e uma gama maior de tipos de papel.

A equipe afirma também já estar trabalhando para integrar a desimpressão nas impressoras comuns, domésticas e de escritório.

Bibliografia:

Artigo: Intense Pulsed Light unprinting for reducing life-cycle stages in recycling of coated printing paper
Autores: Michael Dexter, Keri Rickman, Changqing Pan, Chih-hung Chang, Rajiv Malhotra
Revista: Journal of Cleaner Production
Vol.: 232, Pages 274-284
DOI: 10.1016/j.jclepro.2019.05.387
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Reciclagem e Reaproveitamento
  • Equipamentos Eletrônicos
  • Tintas
  • Tecidos

Mais tópicos