Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

e-Ciência, o jeito informatizado de fazer ciência

Com informações da Agência Fapesp - 05/11/2012


Montanhas de dados

"A e-Science lida com a 'montanha' de informações geradas pelos equipamentos científicos modernos, que possuem grande poder de processamento e geram uma enorme quantidade de dados impossível de ser tratada sem o apoio de ferramentas computacionais."

Quem explica é Roberto César Júnior, pesquisador da Universidade de São Paulo (USP) e um dos organizadores de um evento internacional realizado nesta semana em Campinas.

O encontro, reunindo pesquisadores de 19 países, teve como foco a disseminação da e-Ciência, ou "ciência eletrônica", aplicada à área de bioenergia.

O novo conceito de fazer ciência, inteiramente baseada em ferramentas computacionais, incorpora modelagens matemáticas, análises estatísticas e ferramentas de visualização de dados que possibilitam lidar e integrar grandes volumes de informação provenientes de diferentes áreas do conhecimento.

A abordagem informatizada da ciência, ou e-Science, envolve outros termos como big data (grande volume de dados) e data deluge (dilúvio de dados).

Aprender a fazer perguntas

Antes que a ciência informatizada possa começar a render frutos, porém, vários desafios precisam ser vencidos.

"As grandes questões científicas desse campo exigem o esforço conjunto de diferentes áreas. Só que os centros de pesquisa trabalham as disciplinas de forma de separada", disse César Júnior.

"Nós, e os próprios pesquisadores ligados à e-Science, temos dificuldades para descobrir quais perguntas podem ser respondidas com o auxílio de dados e de que forma isso pode ser feito. Somente depois de identificadas essas questões é que podemos dar início à construção das ferramentas computacionais", explicou.

"A e-Science nos permite integrar informações sobre genética, fisiologia e ecofisiologia da cana-de-açúcar com dados sobre solo, clima e sustentabilidade para, a partir daí, desenhar estratégias de produção de biomassa ou etanol de segunda geração", sugeriu Marcos Buckeridge, do Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE).

Possibilidades que deverão vencer entraves práticos antes de produzirem frutos.

Segundo especialistas presentes no evento, um dos principais gargalos para melhorar o aproveitamento da e-Ciência nos estudos sobre bioenergia é a atual estrutura organizacional compartimentada das universidades e dos institutos de pesquisa brasileiros.

Análise da ciência

Durante o evento, Marta Mattoso, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), também apresentou os resultados de um projeto que realiza sobre fluxos de trabalhos científicos.

O projeto consiste no desenvolvimento de ferramentas computacionais que possibilitem ao pesquisador registrar e manter um acompanhamento da sequência de atividades e parâmetros envolvidos em determinado experimento.

"Além de formalizar ações que muitas vezes se restringem à memória do cientista, as ferramentas computacionais possibilitam ganhar agilidade em processos que se repetem com distintos parâmetros ou em análises de fatores responsáveis por resultados negativos", explicou Mattoso.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Políticas de Ciência e Tecnologia
  • Nuvem
  • Armazenamento de Dados
  • Transmissão de Dados

Mais tópicos