Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Centrais de Dados usam menos energia do que se pensava

Redação do Site Inovação Tecnológica - 11/03/2020

Data centers usam menos energia do que se pensava
A demanda pelos serviços tem subido continuamente (parte de cima do gráfico), mas a eficiência energética dos equipamentos também (parte inferior do gráfico).
[Imagem: Eric Masanet et al. - 10.1126/science.aba3758]

Energia consumida pelos data-centers

Se o mundo está usando mais e mais dados a cada dia que passa, também deve estar usando mais e mais eletricidade para alimentar os computadores, certo?

Talvez a resposta não seja assim tão fácil - ou, pelo menos, não tão linear.

Várias estimativas recentes e repetidamente citadas na imprensa sugerem que os data-centers do mundo consumiriam atualmente mais de 540 terawatts-hora (Twh) de energia, um número que poderia quadruplicar na próxima década.

Acontece que o aumento no uso global de energia das centrais de dados (data-centers) diminuíram proporcionalmente devido aos ganhos de eficiência em novas tecnologias, afirmam Eric Masanet e seus colegas da Universidade Northwestern e do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, nos EUA.

Segundo a equipe, as projeções de uso de energia frequentemente citadas são geralmente baseadas em métodos de extrapolação excessivamente simplistas, que ignoram os enormes ganhos de eficiência energética das novas tecnologias da informação - processadores, armazenamento e hardware de servidores, por exemplo - que ocorreram em conjunto com esse crescimento.

Data centers usam menos energia do que se pensava
Uso histórico de energia e uso projetado de energia com duplicação na demanda da computação - a duplicação na demanda (em relação a 2018) reflete as tendências atuais de eficiência, que também sugerem ganhos continuados.
[Imagem: X. Liu/Science]

Monitoramento da eficiência energética

Na realidade, o uso de energia do setor de tecnologia da informação parece ter crescido muito mais lentamente do que se pensava. Somente nos Estados Unidos - o maior mercado de data centers do mundo - as análises dessas tendências de eficiência indicam que o uso de energia se estabilizou desde 2010, apesar de um aumento drástico na demanda.

Os autores estimam que o uso global de energia das centrais de dados pode ter crescido apenas 6% entre 2010 e 2018 - apesar de um aumento de 550% na demanda pelos serviços.

Usando os dados mais atuais, Masanet e seus colegas reavaliaram o uso global de energia das centrais de dados e os resultados sugerem que o progresso contínuo da eficiência pode até mesmo manter o atual patamar de uso de energia durante a próxima duplicação da demanda pelos serviços.

No entanto, essa estabilidade exigirá ações políticas sobre padrões de eficiência dos equipamentos, investimentos em novas tecnologias pelas empresas e o desenvolvimento de programas de monitoramento do uso de energia pela "indústria dos dados", mais conhecida como nuvem, recomenda a equipe.

Bibliografia:

Artigo: Recalibrating global data center energy-use estimates
Autores: Eric Masanet, Arman Shehabi, Nuoa Lei, Sarah Smith, Jonathan Koomey
Revista: Science
Vol.: 367, Issue 6481, pp. 984-986
DOI: 10.1126/science.aba3758
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Geração de Energia
  • Armazenamento de Dados
  • Computadores
  • Fontes Alternativas de Energia

Mais tópicos