Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Energia solar fotovoltaica ganha fôlego no Brasil

Com informações da Agência Brasil - 01/06/2015


Para o diretor da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o setor está em um "momento emergente" no Brasil.

A energia solar fotovoltaica usa células solares para converter diretamente a luz do Sol em eletricidade - a energia termossolar aproveita o calor do Sol para gerar vapor e produzir eletricidade por meio de geradores comuns.

Para Rodrigo Sauaia, a perspectiva do setor é de expansão acentuada, com um potencial de geração de 20 empregos para cada MW instalado e investimentos de R$ 7 bilhões ao longo de 20 anos.

Dois leilões para energia solar fotovoltaica estão anunciados, para os dias 14 de agosto e 13 de novembro. A expectativa da Absolar é que a somatória desses dois leilões supere mil megawatts (MW).

"Será um outro ano positivo de contratação, que vai ajudar a dar o sinal de continuidade do investimento nessa fonte, por parte do governo federal e, em consequência, solidificar os interesses e estabelecer uma cadeia produtiva", disse Rodrigo Sauaia.

Setor fotovoltaico brasileiro

Dados de abril deste ano indicam que o Brasil possui 534 sistemas de geração distribuída conectados à rede elétrica, oriundos de diferentes fontes, dos quais 500 projetos são de energia solar fotovoltaica.

Em 2014, o governo federal promoveu leilão específico do setor, no qual foram contratados 1.048 MW, um salto sem precedentes, já que representou cerca de 70 vezes a base instalada anterior.

Segundo o diretor da Absolar, cada megawatt instalado de energia solar a cada ano gera 30 empregos ao longo da cadeia produtiva no país onde o sistema é implantado, dos quais 20% são na parte de fabricação de equipamentos.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Energia Solar
  • Fontes Alternativas de Energia
  • Geração de Energia
  • Energia Eólica

Mais tópicos