Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Equipe brasileira desenvolve supercapacitor flexível e elástico

Redação do Site Inovação Tecnológica - 10/02/2022

Equipe brasileira desenvolve supercapacitor flexível e elástico
É uma espécie de bateria, só que carrega muito rapidamente, além de ser flexível e esticável.
[Imagem: University of Surrey]

Supercapacitor brasileiros

Uma equipe de pesquisadores brasileiros, da Universidade Federal de Pelotas e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, desenvolveram um novo supercapacitor flexível e elástico.

Isto torna o dispositivo perfeito para ser integrado em aparelhos da internet das coisas, tecidos eletrônicos e na eletrônica de vestir em geral.

Um supercapacitor é um dispositivo de armazenamento de eletricidade, similar a uma bateria, com a diferença de que ele armazena e libera a eletricidade muito mais rapidamente.

"Os supercapacitores são essenciais para garantir que as tecnologias 5G e 6G atinjam todo o seu potencial. Embora os supercapacitores possam certamente aumentar a vida útil das tecnologias de consumo vestíveis, eles têm o potencial de serem revolucionários quando você pensa em seu papel em veículos autônomos e sensores inteligentes assistidos por IA, que poderia nos ajudar a economizar energia.

"É por isso que é importante criarmos uma maneira de baixo custo e ambientalmente amigável para produzir essa tecnologia de armazenamento de energia incrivelmente promissora. O futuro certamente é brilhante para os supercapacitores," disse o professor Ravi Silva, da Universidade de Surrey, no Reino Unido, onde a pesquisa inicial foi realizada.

Equipe brasileira desenvolve supercapacitor flexível e elástico
Esquema de fabricação do supercapacitor.
[Imagem: Raphael D. C. Balboni et al. - 10.1039/D1NR06914D]

Nanotubos de carbono

O novo supercapacitor flexível foi construído com nanomateriais à base de carbono.

A técnica de fabricação é rápida e de baixo custo, facilitando a passagem do material do laboratório para a indústria.

A construção do supercapacitor começa com a fabricação de matrizes de nanotubos de carbono alinhados sobre uma pastilha de silício. Essas matrizes são transferidas para uma camada do polímero polidimetilsiloxano (PDMS). A nova estrutura é então revestida com outro material, chamado polianilina (PANI), que armazena energia através de um mecanismo conhecido como "pseudocapacitância", um fenômeno ainda não totalmente desvendado.

Mas o principal é que a coisa funciona e funciona bem, com excelentes propriedades de armazenamento de energia e integridade mecânica excepcional.

O trabalho de pesquisa inicial foi realizado por Raphael Balboni no Instituto de Tecnologia Avançada da Universidade de Surrey, orientado pelo professor Ravi Silva. Este trabalho consistiu no crescimento e caracterização dos nanomateriais de carbono. Raphael continuou o trabalho na UFPel, com as medições eletroquímicas contando com a colaboração de outros membros do grupo NOVONANO, liderado pelo professor Neftali Carreño.

Bibliografia:

Artigo: An easy to assemble PDMS/CNTs/PANI flexible supercapacitor with high energy-to-power density
Autores: Raphael D. C. Balboni, Guilherme K. Maron, Mateus G. Masteghin, Mehmet O. Tas, Lucas S. Rodrigues, Veridiana Gehrke, José H. Alano, Robson Andreazza, Neftali L. V. Carreño, S. Ravi P. Silva
Revista: Nanoscale
DOI: 10.1039/D1NR06914D
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Baterias
  • Equipamentos Eletrônicos
  • Internet das Coisas
  • Fontes Alternativas de Energia

Mais tópicos