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Mecânica

Está pronto motor para avião hipersônico a hidrogênio

Redação do Site Inovação Tecnológica - 18/01/2022

Está pronto motor para avião hipersônico a hidrogênio
O protótipo para testes deverá ter 5,5 metros de comprimento e 2 metros de envergadura de asa.
[Imagem: Hypersonix/Divulgação]

Avião hipersônico a hidrogênio

A empresa australiana Hypersonix anunciou ter encontrado o material ideal para construir um motor a hidrogênio capaz de impulsionar seu futuro avião hipersônico.

Esse motor, chamado Spartan, será o responsável por acelerar o avião Delta-Velos de Mach 5 até Mach 12 - ou cinco a doze vezes a velocidade do som.

O voo é considerado hipersônico quando supera Mach 5, cerca de 6.000 km/h. Já Mach 12 equivale a 14.800 km/h.

A essa velocidade não é preciso voar muito tempo para superar facilmente qualquer avião convencional. De fato, a ideia é que o Delta-Velos complete viagens de 2.500 km, e faça isso sem emitir CO2 ou outros gases nocivos, pousando como uma aeronave convencional em um aeroporto e pronto para levantar voo novamente.

"Os motores scramjet são um tipo de motor a jato e dependem da combustão de combustível e oxigênio do ar para produzir impulso. Desenvolvemos nosso motor scramjet Spartan movido a hidrogênio verde usando CMC [Ceramic Matrix Composites] para suportar as altas temperaturas experimentadas pelos veículos espaciais durante a viagem pelo espaço e particularmente durante a fase de reentrada controlada.

"A carga de alta temperatura dura apenas cerca de 20 minutos por voo e, para reutilização, pelo menos 30 ciclos seriam suficientes. Os CMCs têm uma alta relação resistência-peso mesmo em alta temperatura, alta resistência ao choque térmico e tenacidade," detalhou Michael Smart, diretor de tecnologia da Hypersonix.

Está pronto motor para avião hipersônico a hidrogênio
Esta é a tecnologia chave da empresa, o motor hipersônico a hidrogênio.
[Imagem: Hypersonix/Divulgação]

Motores hipersônicos

Embora o conceito do avião hipersônico Delta-Velos seja apresentado como a grande estrela da empresa, na verdade sua estratégia de negócios não está tão voltada à fabricação dos aviões, mas dos motores.

Isso pode ser visto inclusive nas parcerias colaborativas que a empresa anunciou, que incluem, além de universidades, para as pesquisas fundamentais com materiais, a Boeing, fabricante de aviões, a Siemens, que participará com sistemas de simulação computacional de dinâmica de fluidos, e a BOC Ltd, fornecedora de hidrogênio.

"Nosso conhecimento chave está nos motores a jato scram e em como desenvolver aeronaves hipersônicas sustentáveis. Estamos buscando ativamente pesquisa e desenvolvimento, bem como durabilidade e resistência a altas temperaturas para veículos lançadores multiuso e motores e seus componentes," reconheceu Smart.

Nesta etapa, a empresa selecionou o carbeto de silício reforçado com fibra de carbono (C/SiC) para compor seus motores Spartan.

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