Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Meio ambiente

Faça você mesmo seu próprio sensor de poluição do ar

Redação do Site Inovação Tecnológica - 17/03/2023

Faça você mesmo seu próprio sensor de poluição do ar
Versão móvel do sensor de poluição, instalado no teto de um carro e alimentado por energia solar.
[Imagem: An Wang et al. - 10.1016/j.atmosenv.2023.119692]

Sensor de poluição do ar

Um detector de poluição do tipo "faça você mesmo" promete viabilizar o monitoramento da qualidade do ar de modo mais amplo e um custo mais baixo.

"O objetivo é que grupos comunitários ou cidadãos individuais em qualquer lugar possam medir a poluição do ar local, identificar suas fontes e, idealmente, criar ciclos de feedback com autoridades e partes interessadas para criar condições mais limpas," disse o professor Carlo Ratti, do MIT.

O aparelho é uma versão mais simples e mais barata - ele é de código aberto e feito apenas com materiais disponíveis comercialmente - de um detector de poluição maior construído anteriormente pela equipe e já extensivamente testado.

"Temos feito vários pilotos ao redor do mundo e refinamos um conjunto de protótipos, com hardware, software e protocolos, para garantir que os dados que coletamos sejam robustos do ponto de vista da ciência ambiental," disse Simone Mora, membro da equipe.

Os sensores são alimentados por baterias recarregáveis e seus dados são armazenados em um cartão de memória, que pode ser acessado remotamente. A versão atualmente em testes foi montada no teto de carros, com as baterias sendo recarregadas por um pequeno painel solar.

Quase profissional

Os detectores móveis estimam concentrações um pouco mais baixas de material particulado fino do que os aparelhos comerciais, mas com uma correlação forte o suficiente para que, com ajustes para condições climáticas e outros fatores, os dados sejam robustos o suficiente para dar recomendações de saúde e alertas de poluição excessiva.

"Depois de acompanhar sua implantação por alguns meses, podemos dizer com confiança que nossos monitores de baixo custo devem se comportar da mesma maneira [que os detectores padrão]," disse An Wang, responsável pela versão de baixo custo do aparelho. "Temos uma grande visão, mas ainda precisamos garantir que os dados que coletamos sejam válidos e possam ser usados para fins regulatórios e políticos."

Se você pretende construir seu próprio detector de poluição, poderá encontrar todas as instruções (em inglês) no endereço https://senseable.mit.edu/flatburn/ e no artigo publicado pela equipe, citado abaixo.

Bibliografia:

Artigo: Leveraging machine learning algorithms to advance low-cost air sensor calibration in stationary and mobile settings
Autores: An Wang, Yuki Machida, Priyanka deSouza, Simone Mora, Tiffany Duhl, Neelakshi Hudda, John L. Durant, Fábio Duarte, Carlo Ratti
Revista: Atmospheric Environment
Vol.: 301, 119692
DOI: 10.1016/j.atmosenv.2023.119692
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Poluição
  • Sensores
  • Monitoramento Ambiental
  • Reciclagem e Reaproveitamento

Mais tópicos