Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Nanotecnologia

Fontes de água são criadas usando laser

Redação do Site Inovação Tecnológica - 21/02/2022

Fontes de água são criadas usando laser
Não dá para instalar em uma praça, mas essas pequenas fontes de água podem ter impacto em um número impressionante de tecnologias.
[Imagem: Feng Lin et al. - 10.1016/j.mtphys.2021.100558]

Fontes geradas a laser

Pesquisadores conseguiram criar fontes de água que jorram sem precisar de eletricidade, canos ou bombas - tudo o que é preciso é a luz de um laser.

Feng Lin e seus colegas da Universidade de Houston, nos EUA, criaram essas fontes de água e luz dando uma interpretação completamente nova para um fenômeno bem conhecido, o chamado efeito Marangoni, que já foi explorado para criar bombas que nunca se desgastam e nunca quebram.

Descrito pela primeira vez em 1865 pelo físico italiano Carlo Marangoni [1840-1925], o efeito explica a transferência de massa ao longo de uma interface entre dois fluidos devido ao gradiente de tensão superficial.

Parece complicado, mas não é: Jogue um pó em uma tigela com água e adicione uma gota de detergente líquido; qualquer aglomerado do pó que tenha se formado se desmembra, espalhando-se rapidamente pelas laterais da tigela. É o efeito Marangoni em ação, que aparece em muitas aplicações da dinâmica dos fluidos.

Invertendo o efeito

Outra decorrência menos visível do efeito Marangoni é que a convecção externa de uma região de baixa tensão superficial fará com que a superfície livre do líquido seja forçada para baixo, formando uma pequena depressão.

A novidade é que a equipe descobriu como inverter isso, fazendo o líquido ir para cima - e não apenas ligeiramente, como no efeito descendente, mas muito para cima.

"Cientificamente, ninguém previu ou imaginou esse tipo de deformação ascendente antes," explicou o professor Jiming Bao. "É bem conhecido que uma convecção de Marangoni para fora de uma região de baixa tensão superficial fará com que a superfície livre de um líquido seja deprimida. Aqui, relatamos que essa percepção estabelecida é válida apenas para filmes líquidos finos. Usando o aquecimento a laser de superfície, mostramos que, em líquidos profundos, um feixe de laser puxa o fluido acima da superfície livre, gerando fontes com diferentes formas."

Fontes de água são criadas usando laser
Várias versões de fontes de água criadas pela equipe.
[Imagem: Feng Lin et al. - 10.1016/j.mtphys.2021.100558]

Espetáculo prático

Embora as fontes não pareçam tão impressionantes, a quantidade de áreas que esta descoberta pode impactar são de fato impressionantes.

A equipe acredita que as fontes de líquido induzidas por laser têm potencial para impactar aplicações envolvendo líquidos ou materiais macios, como litografia e impressão 3D, transferência de calor e transporte de massa, crescimento de cristais e soldagem de ligas metálicas, modulação espacial da luz, microfluídica e óptica adaptativa.

Bibliografia:

Artigo: Marangoni convection-driven laser fountains on free surfaces of liquids
Autores: Feng Lin, Aamir Nasir Quraishy, Tian Tong, Runjia Li, Guang Yang, Mohammadjavad Mohebinia, Yi Qiu, Talari Vishal, Junyi Zhao, Wei Zhang, Hong Zhong, Hang Zhang, Zhongchen Chen, Chaofu Zhou, Xin Tong, Peng Yu, Jonathan Hu, Suchuan Dong, Dong Liu, Zhiming Wang, John R. Schaibley, Jiming Bao
Revista: Materials Today Physics
Vol.: 21, 100558
DOI: 10.1016/j.mtphys.2021.100558
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Raios Laser
  • Refrigeração
  • Metais e Ligas
  • Biochips

Mais tópicos