Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Fórum discute padronização de linguagens para aplicações em 3D

Valéria Dias - Agência USP - 09/05/2008

Fórum discute padronização de linguagens para aplicações em 3D

Com o avanço da internet, as novas tecnologias que permitem visualizações em três dimensões (3D) já estão sendo incorporadas ao cotidiano das pessoas. Para discutir as novas tecnologias envolvidas nesse processo, a USP vai reunir pesquisadores nacionais e estrangeiros em um fórum internacional, que se realizará na próxima segunda-feira em São Paulo.

Padronização de tecnologias 3D

A padronização e a normatização das linguagens usadas para aplicações em 3D serão discutidas no Fórum 3D - Seminário sobre Padrões Abertos em Tecnologias 3D para Interoperabilidade e Visualização 3D do Globo Terrestre que o Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da Escola Politécnica (Poli) da USP realiza na próxima segunda (12), da 9 às 16 horas.

Durante o Fórum haverá a apresentação das principais tecnologias 3D existentes; serão mostrados alguns exemplos de aplicação da ferramenta de representação visual de código aberto X3D; e será apresentado o projeto X3D Earth, que tem por objetivo a representação do globo terrestre em 3D.

Terra em 3D

"O grande diferencial do projeto X3D Earth em relação a iniciativas semelhantes, como o Google Earth e o Virtual Earth, é que X3D Earth não tem fins comerciais", aponta o professor Marcelo Knörich Zuffo, coordenador da iniciativa no Brasil. "As aplicações X3D Earth serão desenvolvidas com software livre e voltadas para o interesse público. Elas poderão ser usadas por toda a sociedade e setores públicos, como prefeituras, companhias de água, luz e esgoto, entre outros, em áreas como previsão do tempo, preservação de florestas, aquecimento global, etc." explica ele.

De acordo com o professor Zuffo, a idéia é convidar agentes públicos e outros interessados que queiram participar de uma comunidade de desenvolvedores da iniciativa X3D Earth com o objetivo de definir um conjunto de padrões e normas para um sistema internacional de visualização tridimensional do globo terrestre. "Outro diferencial desta iniciativa é que todo o processo de atualização de imagens seria feito pelos participantes desta comunidade", conta.

O projeto X3D Earth é patrocinado pela Naval PostGraduate School, de Monterey (Califórnia, EUA) e tem a participação de diversas universidades norte-americanas, européias e brasileiras. Na América Latina, o Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) é o principal condutor das pesquisas de concepção e desenvolvimento dessa ferramenta.

Caverna digital

No ano passado, durante o encontro da SIGGRAPH (sigla em inglês para Grupo de Interesse Especial em Gráficos Interativos e Técnicas), que ocorreu em San Diego, na Califórnia (EUA), foi distribuído pelo LSI um CD-Rom sobre a Caverna Digital (sistema de realidade virtual criado pelo LSI e único na América Latina) que traz o estágio atual de padronização da tecnologia X3D.

A Caverna Digital possibilita alto envolvimento do usuário. Seu ambiente de programação foi baseado em X3D. "Quando desenvolvemos a Caverna Digital, em vez de usarmos supercomputadores comerciais, utilizamos computadores da USP programados em clusters. O ambiente de programação foi todo baseado em X3D", relata Zuffo.

X3D

Durante o Fórum, serão apresentadas algumas aplicações em X3D, ligadas à preservação do patrimônio histórico (que permite a visualização tridimensional do centro histórico de São Paulo) e tecnológicas (na área de ciências moleculares, com a visualização da estrutura molecular; em engenharia naval e exploração de petróleo).

O Fórum acontece na próxima segunda-feira (12 de maio), das 9 às 16 horas, no Auditório do Prédio da Administração da Escola Politécnica da USP, na Av. Prof. Luciano Gualberto, Trav 3. s/n, Cidade Universitária, São Paulo. As inscrições podem ser feitas pelo email eventos@poli.usp.br ou pelo telefone (0XX11) 3091-5711.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Imagens 3-D
  • Telas e Monitores
  • Software Livre
  • Holografia

Mais tópicos