Plantão

Redação do Site Inovação Tecnológica - 01/04/2010

No início de 2010, a NASA lançou um chamando convidando o público a sugerir locais em Marte para serem fotografados.

Agora, a câmera mais poderosa já colocada em órbita de Marte retornou as primeiras fotos de locais no Planeta Vermelho sugeridos pelo público.

Câmera do povo

A câmera HiRISE (High Resolution Imaging Science Experiment), a bordo da sonda espacial MRO (Mars Reconnaissance Orbiter) foi apelidada de "câmera do povo."

Através do programa chamado HiWish que começou em janeiro, os cientistas da NASA receberam cerca de 1.000 sugestões. Veja abaixo as primeiras imagens das áreas selecionadas pelo público.

Vale de Samara
Depósitos no fundo da Cratera Palos
Plataformas na região Aureum Chaos

Fotos de Marte

Desde 2006, a HiRISE já fez aproximadamente 13.000 fotos de Marte, abrangendo dezenas de quilômetros quadrados, incluindo as áreas escolhidas por estudantes em outro projeto, chamado NASA Quest.

No entanto, apenas cerca de 1 por cento da superfície de Marte foi fotografado até agora. O público está sendo incentivado a recomendar alvos nos outros 99 por cento. Para saber como fazer uma sugestão, veja a reportagem Escolha um lugar em Marte que a NASA fotografa para você.

Mudança climática espacial

A câmera HiRISE é um dos seis instrumentos da MRO. Lançada em agosto de 2005, a sonda espacial chegou a Marte no ano seguinte para começar uma missão científica de dois anos.

A sonda descobriu que Marte teve diversos ambientes úmidos em diversos períodos da história do planeta, com durações variadas, e que os ciclos de mudança climática de Marte continuam atuando.

A missão está em uma fase de ciência estendida, depois de ter cumprido todos os seus objetivos primários. A sonda espacial continuará a fazer milhares de imagens por ano enquanto estiver funcionando. A missão já retornou mais dados sobre Marte do que todas as outras sondas espaciais enviadas ao Planeta Vermelho juntas.