Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Frota de 28 nanossatélites é lançada da Estação Espacial

Redação do Site Inovação Tecnológica - 12/02/2014

Frota de 28 nanossatélites é lançada da Estação Espacial

[Imagem: NASA]

Astronautas da Estação Espacial Internacional lançaram ao espaço uma frota de 28 nanossatélites, colocando em operação contínua um lançador montado no laboratório japonês Kibo.

A frota de 28 nanossatélites, chamada Flock 1, vai fotografar a Terra continuamente, gerando imagens que serão disponibilizadas para os interessados.

"Acreditamos que a democratização da informação sobre um planeta em mudança é a missão na qual estamos focados e que, por si só, vai ser bastante valiosa para o planeta," disse Robbie Schingler, da Planet Labs, fabricante dos nanossatélites. "Um princípio que temos é a certeza de que produzimos mais valor do que atualmente angariamos, por isso temos um princípio aberto dentro da empresa no que diz respeito a qualquer pessoa ter acesso aos dados."

A constelação de nanossatélites vai capturar as imagens sobre amplas faixas do planeta, armazenando as fotos até estarem sobrevoando uma estação em terra, quando os dados serão então descarregados.

Segundo a Planet Labs, as imagens da constelação Flock 1 vão permitir a identificação de áreas de desastres ambiental e melhorar a produção agrícola nos países em desenvolvimento.

Os usuários também poderão usar as imagens para medidas de proteção ambiental, como o monitoramento do desmatamento e mudanças nas calotas polares.






Outras notícias sobre:
  • Satélites Artificiais
  • Estação Espacial Internacional
  • Monitoramento Ambiental
  • Exploração Espacial

Mais tópicos