Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Italianos cobrem geleira para evitar derretimento

Guilherme Aquino - BBC - 08/07/2010

Italianos cobrem geleira para evitar derretimento
Mesmo com 30 ou 40 metros de profundidade em alguns pontos, a sobrevivência da geleira Presena não estaria garantida.
[Imagem: BBC]

Filtro de raios ultravioleta

A geleira Presena, no norte da Itália, está sendo coberta por uma tela térmica para diminuir o ritmo de seu derretimento durante o verão europeu (inverno no Brasil).

A tela especial, que filtra os raios ultravioletas do sol, foi importada da Áustria, onde este tipo de experiência tem dado certo.

Seus fios são de polipropileno e, unidos, formam uma trama permeável à água, mas capaz de permitir a troca de temperaturas internas e externas.

Dois anos atrás, um teste realizado na geleira italiana comprovou a eficiência desta ação, que conseguiu evitar 60% da neve do derretimento. Na experiência, a neve desprotegida perdeu um metro e meio de espessura a mais do que a parte coberta.

Tela antiderretimento

Os italianos usaram naquela ocasião 30 mil m2 de tela. Com o resultado positivo, eles agora decidiram triplicar o perímetro de ação, passando para 90 mil m2.

A tela tem uma espessura de 4 milímetros e pela cor branca se mimetiza com a paisagem, além de refletir os raios do sol. Ela vai ser retirada apenas no começo do mês de setembro.

"Este sistema funciona apenas se temos gelo embaixo da neve. E este é o caso do Presena. Se houvesse apenas a neve sobre o capim, a terra, ela derreteria de qualquer forma. Queremos proteger o gelo mantendo a neve fria", explica para a BBC Brasil Giacinto Delpero, presidente da empresa Carossello Tonale, responsável pelo trabalho de cobertura.

Proteção da geleira

A colocação da tela sobre o glaciar é lenta e difícil por causa das condições climáticas adversas. A língua de gelo começa a 2.750 metros e continua até 3 mil metros de altitude. A temperatura chega facilmente aos -10ºC, mesmo no verão.

Operários desenrolam as faixas das telas - cada uma com 70 metros de comprimento por 5 metros de largura - do alto para baixo, colocando sacos de areia nas extremidades para manter o "lençol" preso ao terreno em caso de ventos fortes.

Ao mesmo tempo, cientistas estudam as características do manto e a espessura do gelo para, mais tarde, entender melhor o processo de encolhimento da geleira e suas consequências.

"Uma coisa é certa: o derretimento das geleiras ocorre por causa do aumento da temperatura global", disse o engenheiro ambiental e territorial Nicola Paoli, do Serviço de Proteção Civil da Província de Trento, onde fica o glaciar.

Sobrevivência da geleira

As geleiras de Trento já perderam 25% de sua massa total entre 1993 e 2003. O Presena apresenta a situação mais crítica, com uma redução da ordem de 39%.

Até 1980, a quantidade de neve acumulada no topo da montanha do glaciar durante o inverno equivalia em média ao volume derretido durante o verão.

O problema é que nos últimos 30 anos o desequilíbrio desta relação apresenta um resultado negativo para a geleira.

"E nos últimos quatro, cinco anos, observamos que a neve derretida dobrou em relação ao ritmo normal. A redução da espessura passou de um metro por ano para um e meio a dois metros", alerta o engenheiro.

Mesmo com 30 ou 40 metros de profundidade em alguns pontos, a sobrevivência da geleira Presena não estaria garantida.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Impactos sobre o Meio Ambiente
  • Polímeros
  • Metais e Ligas
  • Monitoramento Ambiental

Mais tópicos