Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Gelo que não derrete é reutilizável e compostável

Redação do Site Inovação Tecnológica - 01/12/2021

Gelo que não derrete é reutilizável e compostável
O material pode ser cortado em qualquer formato.
[Imagem: Gregory Urquiaga/UC Davis]

Gelo que não derrete

Existem inúmeros produtos no mercado para funcionarem como gelo reutilizável que não derrete, que você leva ao congelador e depois usa em caixas térmicas.

Mas Jiahan Zou e seus colegas da Universidade da Califórnia de Davis, nos EUA, acredita ter criado um material que tem algumas vantagens sobre esses produtos comerciais.

A principal delas é que o "gelo que não derrete" não contém materiais plásticos, mas ele também é compostável e antimicrobiano, que são vantagens reais em relação às opções atuais.

Em relação ao gelo comum de água, usado principalmente pela indústria da pesca, a principal vantagem é que, de um lado, o gelo que não derrete elimina o risco de contaminar o pescado pelo uso de água imprópria, e, por outro, não leva contaminantes para serem despejados na rede de esgoto das cidades - esse tipo de evento é conhecido como contaminação cruzada.

Gelo que não derrete é reutilizável e compostável
O desenvolvimento consistiu na escolha da mesma estrutura fibrosa para conter a água.
[Imagem: Gregory Urquiaga/UC Davis]

Lavável, compostável, mas pouco durável

O novo material é uma espécie de hidrogel, com mais de 90% de água em sua composição - só que a água não vaza quando o material é descongelado porque a estrutura é estabilizada por fibras.

Ele é suave e macio ao toque como uma gelatina e muda de cor dependendo da temperatura.

Embora os protótipos tenham sido construídos com material sintético, segundo a equipe é possível fabricar seu "gelo" usando sobras ou subprodutos agrícolas.

O material também pode ser cortado em qualquer formato, o que facilita seu ajuste a diferentes aplicações e tipos de embalagens. Os primeiros testes mostraram que, em formato de cubos, eles suportam 10 kg de peso sem perder a forma.

Depois de cumprir seu papel, o material pode ser reutilizado uma dúzia de vezes, após uma lavagem com água ou alvejante diluído. Ao fim dessa vida útil bastante curta, o material pode ser descartado no lixo ou mesmo no quintal, já que é compostável.

Bibliografia:

Artigo: Sustainable and Reusable Gelatin-Based Hydrogel -Jelly Ice Cubes- as Food Coolant. II: Ideal Freeze-Thaw Conditions
Autores: Jiahan Zou, Luxin Wang, Gang Sun
Revista: Sustainable Chemistry & Engineering
Vol.: 9, 46, 15365-15374
DOI: 10.1021/acssuschemeng.1c06309
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Refrigeração
  • Biotecnologia
  • Reciclagem e Reaproveitamento
  • Compósitos

Mais tópicos