Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Aplicativo para celular facilita compreensão da geometria

Com informações da Agência USP - 29/12/2015

Aplicativo para celular facilita compreensão da geometria
O aplicativo Geotouch já está disponível no Google Play para aparelhos que rodam o sistema operacional Android.
[Imagem: Divulgação]

Geometria no celular

Para tornar o aprendizado da geometria mais atraente e menos complicado, professores do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, desenvolveram um aplicativo que pode ser usado por estudantes do ensino fundamental até os que já estão na universidade.

O Geotouch funciona em aparelhos móveis (celulares e tablets) por meio de gestos simples, deslizando os dedos na tela do aparelho.

"Nosso sistema propõe um novo modelo de interação com softwares de ensino de geometria e faz uma síntese das funcionalidades de outros já existentes, como o Sketchometry, Geometry Pad e o Geogebra", explica Helena Macedo, que desenvolveu o aplicativo juntamente com o professor Seiji Isotani.

Geometrias exatas

As lições de geometria são baseadas nas interfaces típicas dos celulares e tablets, com telas sensíveis ao toque.

"Como toda circunferência parte de um centro, o usuário deve construir o ponto central com um breve toque de um dos dedos na tela. Em seguida, basta fazer o gesto de uma circunferência," explica Helena.

Comparando-se o mesmo movimento em um computador de mesa, usando um mouse, dificilmente a circunferência seria precisa. "No Geotouch, mesmo que o movimento não seja perfeito, a circunferência será exata," garante a pesquisadora.

Movimentos também podem determinar figuras e cálculos de medidas, como a distância entre dois pontos, intersecção para achar uma mediatriz, além de funcionalidades básicas da geometria, como segmento de reta, semirreta, perpendicular e triângulos, entre outros.

Geometria multiusuário

Outra vantagem destacada por Helena é que o Geotouch pode ser utilizado por mais de uma pessoa, em aparelhos diferentes, interagindo no mesmo desenho.

"Por meio de uma conexão wi-fi, dois ou mais usuários poderão trabalhar colaborativamente num mesmo desenho. E não há limite para o número de pessoas, desde que estejam conectados via wi-fi", garante a pesquisadora. Estas opções podem ser usadas no modo somente de visualização e também de edição simultânea.

O aplicativo Geotouch já está disponível no Google Play para aparelhos que rodam o sistema operacional Android.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Sites de Pesquisa
  • Software e Programação
  • Software Livre
  • Inteligência Artificial

Mais tópicos