Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Alemães criam GPS para shoppings centers

Redação do Site Inovação Tecnológica - 14/05/2012

Alemães criam GPS para shoppings centers
O modelo 3-D do edifício é mostrado no monitor do aparelho, enquanto o sensor se encarrega de identificar a posição do usuário com alta precisão, indicando-lhe o caminho mais próximo para o seu destino.
[Imagem: Fraunhofer IPA]

Navegador de espaços internos

Ande com os vidros do carro abertos por qualquer grande cidade, e você se certificará de que o "hit" mais tocado da parada é o onipresente "Vire na próxima à direita" e, em segundo lugar, "Novo cálculo da rota".

Os aparelhos de navegação por GPS são tão práticos e úteis que o Dr. Harald von Rosenberg, do Instituto Fraunhofer, na Alemanha, não se conformava em ter que deixar o seu no carro ao chegar ao shopping center.

Tudo o que ele queria é que fosse possível contar com o auxílio do localizador também em locais fechados, um guia que pudesse levá-lo diretamente até uma loja no interior de um shopping, sem se preocupar com a inevitável "perda de sinal" que fatalmente ocorre nesses casos.

"Não seria de grande auxílio se, nesses momentos, seu smartphone pudesse se transformar em um navegador de espaços internos, apontando o caminho através dos corredores e pisos dos shopping centers?", comenta ele.

GPS sem satélite

Como engenheiro especialista em "sistemas de controle de movimento", Rosenberg colocou a mão na massa e transformou seu sonho de consumo em realidade.

Contando com o apoio de vários parceiros da indústria, ele e seus colegas desenvolveram um módulo sensor para navegação em interiores menor do que um pendrive, sob medida para ser acoplado em um smartphone ou tablet por uma saída USB.

O módulo sensor é uma espécie de pedômetro high-tech, que não apenas conta seus passos com precisão, mas que também sabe a direção na qual o usuário está seguindo, descontando os passos meio sem rumo dados nessas ocasiões, de forma a calcular a posição da pessoa com muita precisão.

Naturalmente, assim como um navegador de GPS só lhe leva ao lugar certo se ele tiver um mapa da cidade, o navegador de shopping centers também precisa conhecer cada espaço.

Para isso, já estão em andamento planos para que os smartphones baixem automaticamente plantas tridimensionais de espaços públicos, tão logo os usuários entrem nesses locais.

"O MST-Smartsense pode ser instalado diretamente em um smartphone ou tablet sem quaisquer elementos adicionais, e fornecer dados para um aplicativo," diz Rosenberg.

Módulo sensor

Os pesquisadores chamam o aparelho de módulo sensor porque ele é formado por uma junção de vários sensores individuais.

Isto inclui um acelerômetro, que registra o movimento do corpo, e um sensor de campo magnético, que mede o alinhamento do corpo em relação ao campo magnético da Terra.

Todas as leituras dos sensores individuais são processadas de forma combinada, naquilo que Rosenberg chama de "fusão de sensores". Isso elimina a necessidade de calibração que os pedômetros exigem - para levar em conta itens como altura das pernas, tamanho do passo etc.

"O aparelho detecta por conta própria se a pessoa está dando passos rápidos, ou está se arrastando à frente de uma vitrine," diz o engenheiro.

Como o módulo sensor funciona de forma autônoma, ele não depende da capacidade de processamento do processador do celular. Seu próprio processador tem baixo consumo de energia, o que deverá aliviar a demanda sobre a bateria do aparelho.

A primeira demonstração do GPS para shoppings centers será feita no próximo dia 22 de Maio, em Nuremberg, durante a feira Sensor+Test 2012.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Equipamentos Eletrônicos
  • Sensores
  • Satélites Artificiais
  • Biomecatrônica

Mais tópicos