Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Helicóptero a pedal consegue sair do chão

Redação do Site Inovação Tecnológica - 13/05/2011

Helicóptero a pedal consegue sair do chão
Judy Wexler, uma estudante de biologia de 24 anos de idade, pedalou furiosamente o Gamera.
[Imagem: UMD/Gamera Team]

Mulher voadora

Estudantes da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, conseguiram fazer decolar ligeiramente o seu helicóptero acionado unicamente pela força humana.

Judy Wexler, uma estudante de biologia de 24 anos de idade, pedalou furiosamente o Gamera - o nome do helicóptero a pedal - até que ele levantasse ligeiramente do chão.

O feito representa um recorde para um voo de um helicóptero a pedal acionado por uma mulher.

Os números, contudo, parecem decepcionar: na primeira tentativa, o Gamera manteve uma altitude entre 7,5 e 12,5 centímetros por 4 segundos.

A seguir, foi obtida uma marca de 20 centímetros, durante 20 segundos.

Os estudantes alegam que uma tentativa não-oficial, sem observadores da NAA (National Aeronautical Assocation), teria alcançado 70 centímetros por 24 segundos.

Helicóptero a pedal consegue sair do chão
O helicóptero Gamera tem quatro rotores de 13 metros de largura, um em cada um dos seus quatro braços de 18 metros de extensão.
[Imagem: UMD/Gamera Team]

Helicóptero a pedal

O helicóptero Gamera tem quatro rotores de 13 metros de largura, um em cada um dos seus quatro braços de 18 metros de extensão. A aeronave inteira pesa menos de 100 quilogramas, incluindo a piloto.

Os materiais usados em sua construção incluem madeira balsa, espuma, mylar e fibra de carbono.

O helicóptero a pedal aproveita um efeito chamado efeito solo, um aumento na sustentação obtida quando uma aeronave voa muito próximo ao chão. O Gamera leva a ideia ao máximo, mantendo quase a totalidade dos rotores junto ao chão.

O impulso é gerado por dois pedais, um acionado pelos pés e outro pelas mãos.

Prêmio Sikorsky

O objetivo do projeto é participar do Sikorsky Prize, que oferece US$250.000,00 para a primeira equipe que construir um helicóptero acionado unicamente pela força humana

Para vencer o desafio, o helicóptero deverá ser capaz de voar por 1 minuto e atingir uma altitude momentânea de 3 metros, sem que seu centro saia de um perímetro de 10 metros quadrados.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Aviões
  • Veículos
  • Veículos Híbridos e Elétricos
  • Fontes Alternativas de Energia

Mais tópicos