Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Hologramas explosivos podem ser criados até sobre aço

Redação do Site Inovação Tecnológica - 06/03/2008

Hologramas explosivos podem ser criados até sobre aço

Os hologramas são uma excelentes proteção contra a pirataria porque são difíceis de serem copiados. As diferentes imagens, que podem ser vistas quando o holograma é olhada de ângulos diferentes, são criadas pela interação entre as diferentes cores e constrastes e entre estes e a estrutura da superfície na qual ele estão aplicados.

Mas a criação de um holograma é uma tarefa delicada, que utiliza feixes de raios laser para criar uma matriz sobre um fotoresiste. Isso os tornava inadequados para proteger peças ou embalagens metálicas, sempre por meio de processos com grande stress mecânico e térmico, como a extrusão, a injeção ou a fundição.

Holograma com explosivos

Os pesquisadores do Instituto Fraunhofer tiveram então uma idéia inusitada: fazer a gravação do holograma sobre a peça metálica utilizando minúsculas quantidades de explosivos, suficientes apenas para "arranhar" a superfície metálica no padrão desejado.

Depois de muitas experiências, os resultados superaram as expectativas iniciais dos engenheiros: na dosagem correta, os explosivos permitiram a gravação do molde do holograma em aço, com uma precisão superior ao dos métodos convencionais.

Gravação explosiva

O método de "gravação explosiva" alcança uma precisão abaixo dos 100 nanômetros. "Ninguém acreditava que uma coisa dessas seria possível," brinca o coordenador do projeto, Günter Helferich.

Com a ajuda da uma folha explosiva, os hologramas agora podem ser gravados sobre virtualmente qualquer superfície, seja ela metálica, como o aço, seja madeira, couro, tecidos ou qualquer tipo de rocha.

Holograma em plásticos

Agora os cientistas estão trabalhando com parceiros da indústria para a criação de ferramentas que permitam a gravação de estruturas holográficas sobre plástico.

O desafio é grande porque o "carimbo" contendo o holograma tem estruturas que não podem ser vistas nem mesmo sob um microscópio óptico - elas são menores do que o comprimento de onda da luz visível.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Holografia
  • Imagens 3-D
  • Processos Industriais
  • Metais e Ligas

Mais tópicos