Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

IBM anuncia a construção de supercomputador de 20 petaflops

Redação do Site Inovação Tecnológica - 03/02/2009

IBM anuncia a construção de supercomputador de 20 petaflops
Supercomputador da classe Blue Gene, à qual pertence o supercomputador de 20 petaflops que estará pronto em 2012.
[Imagem: IBM]

A IBM anunciou o início da fabricação de um novo supercomputador da classe Blue Gene, denominado Sequóia, que deverá atingir a capacidade de cálculo de 20 petaflops.

O atual recordista da empresa é o Roadrunner (Papa-léguas), que atingiu 1,02 petaflop - 1,02 quadrilhão de cálculos por segundo (veja Supercomputador mais rápido do mundo usa processador de videogame).

O novo supercomputador deverá ficar pronto em 2011 e ser instalado no início de 2012 no Laboratório Nacional Lawrence Livermore, onde será utilizado para analisar os riscos envolvidos com o armazenamento das armas nucleares norte-americanas.

O Sequóia usará 100.000 processadores PowerPC fabricado com tecnologia de 45 nanômetros, com 16 núcleos por chip, em uma frequência ainda não definida, mas certamente muito superior aos 850 MHz dos PowerPC atuais.

O supercomputador contará com 1,6 petabytes de memória RAM e será montado em 96 racks, ocupando uma área de mais 300 metros quadrados e consumindo 6 megawatts de energia ao ano.

Os cientistas calculam que um supercomputador com capacidade de cálculo de apenas 1 petaflop seria suficiente para criar mundos virtuais com a qualidade vista nos filmes Matrix (veja Mundo virtual tipo Matrix pode se realizar em poucos anos).

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Supercomputadores
  • Realidade Virtual
  • Processadores
  • Computação Quântica

Mais tópicos