Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

INPE lança boia oceanográfica brasileira na Antártica

Com informações do INPE - 12/11/2012

INPE lança boia meteo-oceanográfica na Antártica
A boia, fabricada no Brasil, pesa aproximadamente 700 kg e possui 2 metros de diâmetro, abrigando vários sensores oceanográficos e meteorológicos.
[Imagem: INPE]

Boia brasileira

Pesquisadores do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) lançaram uma boia meteo-oceanográfica de grande porte na região da Ilha Deception, na Antártica.

O lançamento foi feito no âmbito do projeto INTERCEPTION (Interações Oceano-Atmosfera-Zona Costeira em Micro Escala).

A boia pesa aproximadamente 700 kg e possui 2 metros de diâmetro, abrigando vários sensores oceanográficos e meteorológicos e uma plataforma (PCD-ARGOS) que permite o recebimento dos dados medidos quase em tempo real.

Os dados permitirão estudos sobre as interações entre o oceano, a zona costeira e a atmosfera.

O projeto tem um forte componente de instrumentação nacional.

"O sistema foi completamente construído e integrado por uma empresa brasileira. Assim, nesta realização, cumprem-se dois importantes objetivos da atuação do INPE: avanço do conhecimento científico e suas aplicações e avanço da qualificação da indústria nacional para o projeto e fabricação de produtos com conteúdo tecnológico", destacou Leonel Perondi, diretor do INPE.

Vulcão submarino

Os meteorologistas Marcelo Santini e Rose Freitas, do Centro Regional Sul do INPE, coordenaram o lançamento nas águas da baía de Port Foster, na Ilha Deception, formada por um vulcão ativo cujo cume se projeta para fora da água acima do nível do mar - a forma de ferradura permite a entrada de navios na área da cratera vulcânica destruída.

O ambiente geotectônico afeta a característica das massas de água e a circulação oceânica no interior de Port Foster que, por sua vez, causa impactos na atmosfera adjacente na forma de fluxos turbulentos e na zona costeira através de mudanças no regime das correntes marinhas, ondas e marés.

"O forte aquecimento das águas costeiras do Oceano Austral encontradas na baía semi-fechada interna da ilha regula localmente os fluxos de calor na interface com a atmosfera, no oceano aberto adjacente e também na zona costeira contígua à ilha", diz Ronald Buss, coordenador do INTERCEPTION.

A boia meteo-oceanográfica que será usada na coleta automática de dados sobre a atmosfera e o oceano ao longo do tempo em águas rasas (20 metros de profundidade) na baía de Port Foster foi produzida pela NEURON.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Monitoramento Ambiental
  • Exploração Marítima
  • Sensores
  • Veículos

Mais tópicos