Plantão

Inpe disponibiliza alertas meteorológicos na internet

Inpe disponibiliza alertas meteorológicos na internet
Os eventos reportados neste sistema de alerta incluem chuva intensa, vento, nevoeiro, baixa umidade do ar, temperatura baixa e alta, neve, geada, queimadas e temporal. [Imagem: Divulgação]

Está disponível na página do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTec)

O Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) disponibilizou hoje um novo sistema de avisos meteorológicos com o objetivo de emitir alertas sobre eventos climáticos severos - suscetíveis de produzirem consequências sérias ou até trágicas.

O sistema, que permite a consulta por cidade, agrega as novas informações aos dados já tradicionais de previsão do tempo.

Eventos climáticos graves

Os eventos reportados neste sistema de alerta incluem chuva intensa, vento, nevoeiro, baixa umidade do ar, temperatura baixa e alta, neve, geada, queimadas e temporal.

O sistema trará os alertas na forma de mapas com bandas sobre as regiões com previsões de ocorrência dos eventos meteorológicos severos - os mapas estarão disponíveis sempre que houver previsão de pelo menos um dos eventos citados acima.

Alertas meteorológicos

O sistema também permite atribuir as informações dos avisos para as cidades que estejam localizadas dentro da área onde o aviso meteorológico foi estabelecido.

Para visualizar os avisos por cidades, o usuário deve consultar as informações da previsão de tempo para a cidade desejada através da página principal do CPTEC (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos), no endereço http://www.cptec.inpe.br/.





Outras notícias sobre:

    Mais Temas