Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Programação notacional transforma rascunhos e manuscritos em código

Redação do Site Inovação Tecnológica - 02/12/2022

Interface de programção transforma rascunhos e manuscritos em código
A interface de programação transforma rascunhos e manuscritos em código, inserindo-os no local correto.
[Imagem: Ian Arawjo et al. (2022)]

Programação notacional

Engenheiros da computação da Universidade de Cornell, nos EUA, levaram o conceito de programação visual - ou programação sem código - a um novo patamar.

Ian Arawjo e seus colegas criaram um ambiente de desenvolvimento integrado que permite escrever e desenhar à mão dentro do código - a codificação convencional é baseada na digitação dos comandos da linguagem de programação escolhida.

Na interface, batizada de Notate, os programadores podem abrir janelas de desenho e rabiscar diagramas à mão dentro das linhas de código tradicionais. Isto pode ser feito usando uma caneta, uma mesa digitalizadora ou uma tela sensível ao toque.

Baseada em um modelo de aprendizado profundo, a interface conecta os contextos de programação textual tradicional e a manuscrita: A notação no diagrama manuscrito pode fazer referência ao código textual e vice-versa. Por exemplo, o Notate reconhece símbolos de programação escritos à mão, como o nome de uma variável, e os vincula a seus equivalentes digitados.

"Um sistema como esse pode ser ótimo para a ciência de dados, especificamente para esboçar plotagens e gráficos que interoperam com o código textual," disse Arawjo. "Nosso trabalho mostra que a atual infraestrutura de programação está realmente nos atrasando. As pessoas estão prontas para esse tipo de recurso, mas os desenvolvedores de interfaces para digitação de código precisam tomar nota disso e oferecer suporte a imagens e interfaces gráficas dentro do código."

Interface de programção transforma rascunhos e manuscritos em código
Esboços ou nomes de variáveis podem ser inseridos por canetas ou telas sensíveis ao toque.
[Imagem: Ian Arawjo et al. (2022)]

Melhores interfaces de programação

O trabalho também demonstra um novo caminho ao introduzir a codificação manuscrita com inteligência artificial, tirando proveito da disseminação dos tablets de desenho e mesas digitalizadoras, que estão se tornando mais amplamente usados.

"Ferramentas como o Notate são importantes porque nos abrem para novas maneiras de pensar sobre o que é a programação e como diferentes ferramentas e práticas representacionais podem mudar essa perspectiva," disse Tapan Parikh, membro da equipe.

Bibliografia:

Artigo: Notational Programming for Notebook Environments: A Case Study with Quantum Circuits
Autores: Ian Arawjo, Anthony DeArmas, Michael Roberts, Shrutarshi Basu, Tapan Parikh
Revista: Proceedings of th UIST 22
DOI: 10.1145/3526113.3545619
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Software e Programação
  • Interfaces
  • Computadores
  • Inteligência Artificial

Mais tópicos