Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

NASA lança Endeavour na quarta e missão para a Lua na quinta

Redação do Site Inovação Tecnológica - 16/06/2009

NASA lança Endeavour na quarta e missão para a Lua na quinta
Técnicos da NASA fazem as últimas conexões das sondas LRO e LCROSS na parte superior do foguete Atlas V.
[Imagem: NASA]

A NASA reagendou o lançamento do ônibus espacial Endeavour para a próxima quarta-feira, dia 17, às 06h40, horário de Brasília.

A missão STS-127, que deveria ter começado no último sábado, será a maior missão já feita à Estação Espacial Internacional, reunindo 13 astronautas simultaneamente - 6 da tripulação permanente da ISS e mais 7 que subirão a bordo do Endeavour - veja todos os detalhes da missão na reportagem Vai começar a maior missão já feita à Estação Espacial Internacional.

A causa do adiamento foi um vazamento de hidrogênio na estrutura usada para encher o tanque principal do ônibus espacial. Um espécie de suspiro é responsável por capturar o excesso de hidrogênio que se vaporiza - o hidrogênio injetado no tanque é líquido - e enviá-lo para uma torre onde ele é queimado em segurança. É a segunda vez que o sistema apresenta defeito.

Confusão na mídia

Vários sites brasileiros anunciaram o problema como se fosse um defeito no sistema de "ventilação do ônibus espacial" - isso se deve a uma confusão com o termo "venting system", que na realidade significa sistema de descarga, e não sistema de ventilação. O problema ocorreu fora do ônibus espacial e do seu tanque principal.

Veja mais detalhes e a imagem da válvula que apresentou defeito na reportagem Lançamento da Endeavour é adiado por vazamento de hidrogênio.

Sondas lunares

Devido ao reagendamento do lançamento do Endeavour, o lançamento das sondas espaciais LRO e LCROSS, que serão enviadas para estudar a Lua, foi remarcado para a quinta-feira, dia 18.

A Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO) e a Lunar Crater Observation and Sensing Satellite (LCROSS) serão lançadas a bordo de um mesmo foguete Atlas V. Veja mais detalhes das duas missões na reportagem Próxima parada: a Lua.

O horário exato do lançamento dependerá das condições meteorológicas. Serão três janelas de lançamento no dia 18: 18h12, 18h22 e 18h32, no horário de Brasília.

Todos os eventos serão transmitidos ao vivo pela NASA TV (http://www.nasa.gov/multimedia/nasatv/index.html).

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Foguetes
  • Exploração Espacial
  • Estação Espacial Internacional
  • Sondas Espaciais

Mais tópicos