Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Lançamento de nave privada é abortado por falha no motor

Redação do Site Inovação Tecnológica - 19/05/2012

Lançamento de nave privada é abortado por falha no motor
O lançamento do foguete Falcon 9 foi abortado automaticamente meio segundo antes do lançamento, devido a uma falha no motor número 5 - o foguete tem 9 motores.
[Imagem: SpaceX]

Meio segundo

O lançamento do foguete Falcon 9, que levaria a primeira nave espacial privada para uma missão espacial completa, foi abortado meio segundo antes do lançamento.

O foguete levaria a nave espacial Dragon até a Estação Espacial Internacional, em uma missão que é conduzida por uma empresa privada, com o suporte financeiro e técnico da NASA.

Logo depois da ignição, instrumentos de monitoramento detectaram uma elevação de pressão no motor número 5, dos 9 que o foguete possui - daí seu nome, Falcon 9.

A interrupção do lançamento foi feita de maneira automática apenas meio segundo antes da aceleração total de todos os motores, que faria o foguete decolar.

Trocando de motor

A próxima janela de lançamento será na terça-feira, dia 22 de maio, mas esse agendamento só será confirmado depois que o motor for inspecionado, disse Gwynne Shotwell, presidente da Space Exploration Technologies, mais conhecida como SpaceX.

Haverá uma outra oportunidade de lançamento no dia seguinte, 23 de maio.

"Nós tivemos uma ignição nominal de todos os nove motores," disse Shotwell. "O motor 5 começou bem, e então sua câmara de combustão começou a apresentar uma tendência de elevação de pressão."

Ela afirmou que a elevação da pressão poderia ser consequência de temperaturas excessivamente altas, possivelmente por estar chegando pouco combustível ao motor, embora seja muito cedo para saber com certeza.

Shotwell disse que todos estão preparados para retirar e substituir o motor - a empresa já possui um motor de reserva no local.

Veja mais detalhes da nave e da missão na reportagem:

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Foguetes
  • Exploração Espacial
  • Estação Espacial Internacional
  • Motores

Mais tópicos