Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

LHC sofre novo atraso

Redação do Site Inovação Tecnológica - 22/06/2009

LHC sofre novo atraso
Técnico trabalha em uma das conexões entre os magnetos supercondutores, igual à que apresentou um curto-circuito e se fundiu, causando a paralisação do LHC.
[Imagem: CERN]

Em uma reunião realizada no CERN nesta sexta-feira, os cientistas responsáveis pelo Grande Colisor de Hádrons, mais conhecido pela sigla LHC (Large Hadron Collider), anunciaram que o maior acelerador de partículas do mundo não poderá ser ligado em Julho, como estava previsto.

Sem uso

Se o cronograma atual se mantiver, o atraso não será grande, e o acionamento do maior experimento científico da história poderá se dar já em Outubro.

O LHC teve que ser desativado em Setembro de 2008, apenas dois dias depois de ser ligado, e antes que nenhum experimento real pudesse ter sido feito - veja Imagens mostram danos que pararam o LHC, a Máquina do Big Bang.

Magnetos supercondutores

O defeito ocorreu em uma junção entre dois magnetos supercondutores. O grande problema é que o LHC possui mais de 10.000 dessas junções. Para se certificar de que novos defeitos não impeçam o andamento do projeto, os cientistas desenvolveram uma série de novas ferramentas para testar as junções sem precisar desmontá-las.

Além do custo dos equipamentos danificados - este conserto está orçado em quase US$30 milhões - qualquer manutenção no LHC exige que seus ambientes sejam aquecidos até a temperatura ambiente. Para funcionar, os magnetos supercondutores ficam em ambientes resfriados criogenicamente.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Supercondutores
  • Magnetismo
  • Universo e Cosmologia
  • Spintrônica

Mais tópicos