Materiais Avançados

Liga metálica considerada impossível agora é possível

Redação do Site Inovação Tecnológica - 10/03/2009

Liga metálica considerada impossível agora é possível

[Imagem: Zeng et al./Pnas]

Pesquisadores suecos demonstram que é possível fazer algo que até hoje era considerado impossível - fazer uma liga metálica entre dois elementos químicos incompatíveis.

Experimentos de alta pressão

A equipe do professor Rajeev Ahuja resolveu verificar se suas previsões teóricas estavam certas, estudando uma amostra de Ce3Al utilizando um aparato de laboratório para experimentos de altíssima pressão.

"Nós ficamos surpresos ao verificar que o cério e o alumínio formaram uma liga de substituição sob alta pressão. A produção dessas ligas tem sido limitada a elementos quimicamente próximos até agora," diz o professor Ahuja.

Raio cristalográfico e eletronegatividade

A pressão diminuiu a diferença entre os raios cristalográficos e a eletronegatividade do cério e do alumínio. Tanto os cálculos teóricos iniciais quanto a verificação da amostra por difração de raios X mostraram a pressão como sendo a causa determinante da aproximação do raio e da eletronegatividade dos dois elementos.

"Esta descoberta abre a possibilidade da criação de novas ligas com outros raios entre o cério e o alumínio, assim como ligas do cério com outros elementos incompatíveis. Essas novas ligas poderão ter propriedades mecânicas, eletrônicas e magnéticas que poderão ser muito interessantes e muito úteis," diz o pesquisador.

Artigo: Substitutional alloy of Ce and Al
Autores: Qiao-Shi Zeng et al.
Data: February 24, 2009