Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Madeira atacada por fungos produz violino melhor que Stradivarius

Redação do Site Inovação Tecnológica - 22/12/2011

Madeira atacada por fungos produz violino melhor que Stradivarius
Os blocos de madeira para fabricar os "bio-violinos" são armazenados em condições especiais para garantir que os fungos façam sua parte por inteiro.
[Imagem: EMPA]

Imitação melhor que o original

Há poucos dias, engenheiros anunciaram a fabricação de clones do famoso violino Stradivarius.

Mas Francis Schwarze e seus colegas do instituto suíço EMPA fizeram mais do que isso: eles fizeram cópias melhores do que os originais.

Em um teste cego com um júri de músicos de renome internacional, o som de duas réplicas foi comparado com o som de um Stradivarius autêntico.

E os especialistas consideraram o som das réplicas superior ao do original famoso.

Violino biotecnológico

O que mais chamou a atenção para o feito foi a técnica utilizada para replicar o mais famoso violino do mundo, que não se baseou nem na arte, ou na tecnologia de fabricação, e nem na escolha da madeira.

Schwarze e seus colegas usaram a biotecnologia.

Os pesquisadores "trataram" a madeira com o fungo Physisporinus vitreus, um fungo branco associado com a decomposição de matéria orgânica.

O fungo atacou e destruiu algumas estruturas na madeira, criando um material com qualidades tonais insuperáveis - qualidades tão boas que colocaram o violino original na sombra.

O projeto foi desenvolvido em escala de laboratório, mas agora os cientistas estão trabalhando em sua padronização, de forma a criar uma rota biotecnológica que possa ser usada industrialmente para fabricar os violinos em grande escala.

Da métrica à psicologia

A padronização é importante para garantir que o tratamento fúngico da madeira produza uma qualidade tonal específica, produzindo "bio-violinos" com qualidade sistemática.

E este é um trabalho interdisciplinar, que está envolvendo vários laboratórios do EMPA.

Os pesquisadores estão medindo de forma sistemática a velocidade do som e a atenuação acústica das madeiras tratadas e não-tratadas com o fungo, de forma a estabelecer um padrão de qualidade.

Uma técnica de ultrassom está sendo adaptada para determinar em quais partes de um bloco de madeira o fungo está ativo, de forma a garantir que a madeira que irá compor cada violino tenha sofrido um "ataque completo".

Especialistas em medições ópticas estão usando suas técnicas para criar imagens que mostrem como o som se irradia dos diferentes tipos de madeira, assim como dos instrumentos prontos.

O passo final incluirá o trabalho de especialistas em psicoacústica, para tentar entender como os músicos e os ouvintes percebem a qualidade da música desses "violinos fúngicos".

Tudo valerá a pena se músicos e ouvintes puderam dispor, a preços módicos, de violinos com a qualidade dos Stradivarius ou Guarnerius.

Bibliografia:

Artigo: Physisporinus vitreus: a versatile white rot fungus for engineering value-added wood products
Autores: Francis W. M. R. Schwarze, Mark Schubert
Revista: Applied Microbiology and Biotechnology
Vol.: 92, pages431–440
DOI: 10.1007/s00253-011-3539-1
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Biotecnologia
  • Impressão 3D
  • Processos Industriais
  • Metrologia e Padronização

Mais tópicos