Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Menor laser semicondutor do mundo

Redação do Site Inovação Tecnológica - 25/08/2012

Menor laser semicondutor do mundo
Um único nanobastão semicondutor é colocado sobre um filme de prata de 28 nanômetros de espessura. O campo eletromagnético ressonante é concentrado por uma camada de dióxido de silício de 5 nanômetros, colocada entre os dois.
[Imagem: Science]

Miniaturização dos laser

Uma equipe internacional de físicos construiu o menor laser semicondutor já feito até hoje, com dimensões suficientes para ser usado no interior de chips.

A demonstração é uma reação importante dos lasers, mais recentemente ameaçados pelos nanoLEDs.

A miniaturização do laser de estado sólido é um avanço essencial para a emergente tecnologia fotônica, com aplicações que vão da eletrônica e das comunicações à medicina.

Desde que sejam pequenos o suficiente - suficiente para caberem dentro dos chips - os nanolasers poderão ser usados para gerar e transmitir sinais ópticos dentro dos processadores, substituindo as fiações e diminuindo o calor dissipado.

Nanolaser semicondutor

Chih-Kang Shih e seus colegas da China, Taiwan e EUA sintetizaram nanobastões de nitreto de gálio, parcialmente preenchidos com outro semicondutor, o nitreto de índio-gálio.

O resultado é um componente emissor de luz verde com dimensões equivalentes à dos transistores.

"Nós desenvolvemos um nanolaser que opera bem abaixo do limite 3-D de difração da luz," disse Shih. "Acreditamos que nossa pesquisa terá um enorme impacto nas tecnologias em nanoescala.

Lasers semicondutores em nanoescala são a chave para o desenvolvimento de tecnologias à base de luz - mais rápidas e com menor consumo de energia - o que inclui processadores ultrarrápidos, biossensores para detecção, tratamento e estudo de doenças, e da próxima geração de tecnologias de comunicação.

Eles devem ser miniaturizados para permitirem que todos os processos sejam acondicionados em uma única pastilha, os chamados sistemas de comunicação "on-chip".

Bibliografia:

Artigo: Plasmonic Nanolaser Using Epitaxially Grown Silver Film
Autores: Yu-Jung Lu, Jisun Kim, Hung-Ying Chen, Chihhui Wu, Nima Dabidian, Charlotte E. Sanders, Chun-Yuan Wang, Ming-Yen Lu, Bo-Hong Li, Xianggang Qiu, Wen-Hao Chang, Lih-Juann Chen, Gennady Shvets, Chih-Kang Shih, Shangjr Gwo
Revista: Science
Vol.: 337 no. 6093 pp. 450-453
DOI: 10.1126/science.1223504
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Raios Laser
  • Miniaturização
  • Fotônica
  • Processadores

Mais tópicos