Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Microrrobôs acionados por luz na ponta do endoscópio

Redação do Site Inovação Tecnológica - 04/03/2016

Microrrobôs médicos na ponta do endoscópio
Feito de borracha e cristal líquido, o microrrobô de 0,1 milímetro ondula quando é iluminado por luz verde, o que o permite mover-se por líquidos ou sobre superfícies.
[Imagem: Alejandro Posada]

Propulsão por luz

Esse microrrobô nadador, feito de elastômeros de cristal líquido e acionado por luz, parece ter quase tudo o que se espera dos futurísticos robôs que se espera um dia naveguem pelo corpo humano para consertar o que estiver dando errado.

Sua primeira vantagem é a simplicidade, dispensando elementos complexos para uma motorização interna e as forças externas geralmente utilizadas nesses casos, tais como campos magnéticos.

Stefano Palagi e seus colegas do Instituto Max Planck, na Alemanha, construíram os microrrobôs inspirando-se nos ciliados, protozoários minúsculos que navegam muito bem pela água, ainda que, devido ao seu tamanho, a água seja para eles tão espessa quanto se um ser humano tentasse nadar no mel.

O ciliado-robô, medindo 0,1 milímetro, é feito de um material que combina as propriedades dos cristais líquidos e das borrachas, tornando o corpo capaz de autopropulsão acionada por luz verde, que o faz ondular-se em uma espécie de movimento peristáltico, o movimento do nosso sistema gastrointestinal que empurra os alimentos.

Minissubmarinos que naveguem pelo corpo humano para detectar e curar doenças ainda podem ser coisa de ficção científica, mas a equipe já está pensando em testar seus microrrobôs acionados por luz como assistentes na ponta de um endoscópio.

Bibliografia:

Artigo: Structured light enables biomimetic swimming and versatile locomotion of photoresponsive soft microrobots
Autores: Stefano Palagi, Andrew G. Mark, Shang Yik Reigh, Kai Melde, Tian Qiu, Hao Zeng, Camilla Parmeggiani, Daniele Martella, Alberto Sanchez-Castillo, Nadia Kapernaum, Frank Giesselmann, Diederik S. Wiersma, Eric Lauga, Peer Fischer
Revista: Nature Materials
Vol.: Published online
DOI: 10.1038/nmat4569






Outras notícias sobre:
  • Micro e Nano Robôs
  • Biomecatrônica
  • Saúde e Reabilitação
  • Robôs

Mais tópicos