Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Minicâmera captura a paisagem sem perder resolução dos detalhes

Redação do Site Inovação Tecnológica - 30/09/2013

Minicâmera captura a paisagem sem perder resolução dos detalhes
A comparação mostra a resolução dos detalhes obtida com uma câmera profissional (em cima) e com a nova câmera com lente monocêntrica (embaixo).
[Imagem: UCSD]

Lente monocêntrica

Se você quer fotografar uma grande área, vai perder os detalhes.

Se optar por dar um zoom para capturar um detalhe, vai perder a paisagem como um todo.

A solução para esse dilema já está a caminho, na forma de uma câmera em miniatura que permite capturar a paisagem sem perder a alta resolução que permite visualizar os detalhes.

A nova câmera alcança o desempenho óptico de uma lente grande angular usando uma lente que tem apenas um décimo do volume.

O segredo está em um tipo especial de lente chamada monocêntrica, formada por camadas concêntricas de vidro perfeitamente redondas.

Essa simetria permite capturar imagens de grande angular com alta resolução e praticamente livres das distorções comuns nas lentes olho de peixe.

O melhor de tudo é que essa conjunção de amplo campo de visão e alta resolução é obtida sem nenhuma parte móvel, o que permite que a câmera seja muito compacta.

"A principal aplicação comercial [da nova técnica] deverá ser em câmeras de grande angular compactas com tamanha resolução que elas vão oferecer campo amplo e zoom das imagens sem nenhuma parte móvel," confirma Joseph Ford, da Universidade da Califórnia em San Diego, nos Estados Unidos.

Minicâmera captura a paisagem sem perder resolução dos detalhes
Este é o protótipo da câmera com lente monocêntrica, ao lado de uma câmera comercial tradicional.
[Imagem: UCSD]

Super-mini-câmera

O protótipo possui uma faixa de foco de 100x, o que significa que a câmera pode fotografar qualquer coisa entre meio metro e 500 metros de distância, com uma resolução de 0,2 milirradianos - equivalente à metade de resolução da visão humana.

E a equipe não pretende parar por aí.

"No próximo ano, vamos construir um gerador de imagens de 85 megapixels com um campo de visão de 120 graus, mais de uma dúzia de sensores e uma lente F/2 - tudo aproximadamente do tamanho de uma noz," disse Ford.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Equipamentos Eletrônicos
  • Fotônica
  • Imagens 3-D
  • Holografia

Mais tópicos