Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Ir a Marte e voltar: tão real quanto possível

Redação do Site Inovação Tecnológica - 29/03/2010

Ir a Marte e voltar: tão real quanto possível
Vista superior do ambiente onde os astronautas ficarão isolados durante 520 dias, incluindo 30 dias de exploração da superfície marciana.
[Imagem: ESA/S. Corvaja]

Missão simulada a Marte

Uma tripulação de seis pessoas começará em breve uma missão simulada a Marte, em instalações que incluem uma nave interplanetária, um módulo para descida até a superfície do planeta e até a paisagem de Marte.

O objetivo da experiência é simular uma missão completa de ida e volta a Marte, com o maior rigor possível. Os psicólogos a consideram o derradeiro teste da resistência humana.

Em 2009, as mesmas instalações foram utilizadas para uma "simulação de aquecimento", que durou 105 dias.

Viagem a Marte

Agora a Mars500 será uma simulação daquilo que seria uma viagem real a Marte, considerado o nível atual da tecnologia.

Apesar do nome do experimento, serão na verdade 520 dias de missão simulada - 250 dias para a viagem a Marte, 30 dias na superfície e 240 dias para a viagem de regresso.

A equipe de "astronautas" é formada por um belga, dois franceses, um ítalo-colombiano, três russos e um chinês. As instalações de isolamento ficam em Moscou, na Rússia.

O teste de 520 dias de isolamento é a última e a principal fase da experiência Mars500, que começou em 2007. A primeira fase, em Novembro daquele ano foi uma simulação de 14 dias que serviu para testar, essencialmente, as instalações e os procedimentos operacionais. A segunda fase aconteceu em 2009, quando uma tripulação de quatro russos e dois europeus ficaram fechados nas instalações durante 105 dias.

BBB espacial

Durante o experimento, a tripulação ficará hermeticamente isolada num espaço confinado com consumo limitado de alimentos e água e comunicações exclusivamente via Internet, interrompida ocasionalmente e com um atraso de 20 minutos, como aconteceria numa missão real a Marte, por causa da distância entre a nave e a Terra.

Ir a Marte e voltar: tão real quanto possível
A roupa espacial para uso durante a simulação foi fabricada a partir de um traje usado pelos astronautas da Estação Espacial Internacional, com modificações para ser funcional na gravidade terrestre.
[Imagem: ESA/S. Corvaja]

A tripulação será monitorada continuamente e os seus parâmetros psicológicos, médicos e físicos serão medidos e gravados durante toda a missão. Durante as operações na superfície do planeta, ao fim dos primeiros 250 dias, a tripulação será dividida ao meio, três indo para o simulador da superfície marciana e os outros três permanecendo na nave.

Comida de astronauta

A tripulação será fechada no simulador já com toda a comida necessária para todo o experimento, tendo que controlar o consumo rigorosamente.

A dieta será semelhante à da tripulação da Estação Espacial Internacional.

As tarefas executadas serão comparáveis às dos astronautas em órbita da Terra, incluindo a manutenção das instalações, experiências científicas e exercícios físicos.

Cada membro da tripulação terá sete dias de trabalho, seguidos por dois dias de folga, exceto quando forem simuladas situações de emergência.

Viagem virtual

Esta missão pode não trazer a mesma emoção que um verdadeiro voo espacial, mas certamente não será fácil.

Os primeiros humanos que, no futuro, andarem realmente sobre Marte seguramente irão lembrar-se destes pioneiros, que passarão pelas dificuldades sem desfrutar do prazer de uma viagem real.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Marte
  • Exploração Espacial
  • Simuladores
  • Foguetes

Mais tópicos