Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Estrutura de concreto feita com molde de tecido

Redação do Site Inovação Tecnológica - 23/11/2018

Moldes de tecido para concreto
Estrutura de concreto feito com fôrma de tecido.
[Imagem: Juan Pablo Allegre]

Molde de tecido para concreto

Imagine substituir todo o escoramento feito em uma obra por um simples molde de tecido, que pode ser carregado dentro de uma mala.

E não é mais teoria, conforme demonstraram Mariana Popescu e Lex Reiter, do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (ETH), na Suíça, os criadores da tecnologia, que eles batizaram de KnitCandela.

E o melhor de tudo é que o tecido é modelado automaticamente por um programa desenvolvido pelos dois pesquisadores, partindo do desenho 3D da estrutura que se deseja construir.

Para demonstrar o potencial de construção de estruturas civis de formatos inusitados e virtualmente impensáveis até agora, os dois engenheiros usaram a nova tecnologia para criar uma estrutura de concreto de cinco toneladas para uma exposição na Cidade do México.

O coração da concha de concreto curva de quatro metros de altura é a fôrma de tecido, devidamente apoiada por uma rede de cabos de aço.

Moldes de tecido economizam material e tempo na construção civil
Aplicação da camada inicial de enrijecimento, antes da dispersão do concreto.
[Imagem: Mariana Popescu]

Cofragem

Seguindo o padrão gerado digitalmente, uma máquina de tecelagem industrial produziu a cofragem para a estrutura em 36 horas. Então é só montar no local e aplicar o concreto.

Nesta versão, a fôrma não é retirada, com sua camada inferior compondo o teto visível, por isso ela foi tecida com uma padronagem colorida. A camada superior contém mangas para os cabos do sistema de cofragem e bolsas para balões simples, que, após toda a estrutura ser revestida com concreto, tornam-se espaços vazios que ajudam a economizar nos materiais e no peso.

A fabricação de uma fôrma para uma estrutura geometricamente complexa como esta, usando os métodos convencionais, custaria substancialmente mais tempo e mais material.

A fôrma de tecido foi levada para a Cidade do México dentro de duas malas, despachadas como bagagem normal. A malha pesa 25 quilogramas (kg) e a rede de cabos pesa cerca de 30 kg, ambas projetadas para suportar mais de 5 toneladas de concreto.

"Tecer oferece uma vantagem chave, uma vez que nós não precisamos mais criar fôrmas 3D montando várias partes. Com o padrão de tecelagem adequado, podemos produzir um molde flexível para todo e qualquer tipo de estruturas de conchas, bolsos e canais apenas pressionando um botão [no computador]," disse Popescu.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Construção Civil
  • Tecidos
  • Edifícios Inteligentes
  • Aços

Mais tópicos