Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Motor elétrico de alto torque começará a ser testado em carros

Redação do Site Inovação Tecnológica - 05/06/2009

Motor elétrico de alto torque começará a ser testado em carros
A indústria automobilística não é o único objetivo dos engenheiros. Mais de 50% da eletricidade gasta no mundo todo é consumida em motores elétricos dos mais diversos tipos.
[Imagem: Oxford Univ.]

Motor elétrico de alto torque

Engenheiros da Universidade de Oxford, no Reino Unido, desenvolveram um novo motor elétrico de alto torque que está atraindo a atenção dos fabricantes de automóveis, envolvidos com o lançamento de modelos elétricos e híbrido-elétricos.

"O motor alcança um torque elevado para o seu peso, o que, em última instância, significa um motor menor e mais barato. O torque é a força de giro que acelera o carro, e o pico do torque do nosso motor é de 500 Nm para um motor que pesa 25 kg," diz o Dr. Malcolm McCulloch, que chefiou o grupo que desenvolveu o novo motor elétrico.

O motor elétrico de alto torque não surgiu do nada. Ele é fruto de um projeto de pesquisa que já dura 4 anos. A atual versão tem a metade do volume e o dobro do torque do primeiro protótipo.

Futuro dos automóveis

A inovação chamou a atenção da indústria e uma empresa do setor planeja fazer os primeiros testes com o novo motor em um carro de passeio ainda em 2009.

"Nós acreditamos que os motores são a única saída para os automóveis. Todos os veículos serão movidos por motores elétricos, independentemente da forma como a energia é armazenada para acioná-lo," disse Nick Carpenter, da Delta Motorsport, uma empresa que trabalha para equipes de Fórmula 1 e que fará os primeiros testes de campo com o motor.

Uso industrial

A indústria automobilística não é o único objetivo dos engenheiros. Mais de 50% da eletricidade gasta no mundo todo é consumida em motores elétricos dos mais diversos tipos, o que dá uma dimensão dos ganhos possíveis com o aumento da eficiência desses equipamentos.

O escritório de inovações da Universidade de Oxford está financiando o andamento dos projetos e uma empresa de tecnologia já foi aberta para comercializar o novo motor elétrico de alto torque, inclusive para aplicações industriais.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Veículos Híbridos e Elétricos
  • Motores
  • Fontes Alternativas de Energia
  • Baterias

Mais tópicos