Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Motores de músculos artificiais dispensam metais

Baseado em texto do Instituto Americano de Física - 29/02/2012

Motores moles de músculos artificiais dispensam metais
Os motores eletrostáticos fornecem um torque mais elevado, exigem correntes menores e podem ter um perfil mais baixo, quase planos.
[Imagem: Auckland Bioengineering Institute]

Motor eletrostático

"Talvez a mais antiga demonstração pública de um motor elétrico," escreve uma equipe de pesquisadores da Universidade de Auckland, na Nova Zelândia, "pode ter envolvido a rotação automática de um peru em um espeto sobre o fogo".

A demonstração pioneira ocorreu em uma festa promovida por Benjamin Franklin, em 1749.

O motor eletrostático de Franklin era auto-comutável, o que significa que ele era capaz de fornecer um torque contínuo ao ser girado, sem a necessidade de qualquer "sistema eletrônico" externo para controlar sua rotação.

Motor de músculos artificiais

Agora, usando músculos artificiais, materiais hiper-elásticos que se expandem quando uma carga elétrica lhes é aplicada, a equipe da Nova Zelândia construiu um protótipo de um motor com auto-comutação, que também não exige controles eletrônicos externos ou peças metálicas rígidas ou duras.

O "motor mole" auto-comutável é um melhoramento de um projeto anterior, quando a equipe construiu os primeiros motores com músculos artificiais.

O novo protótipo é controlado com chaves feitas de carbono, interruptores cuja resistência à passagem de corrente muda quando eles são comprimidos, ativando os músculos artificiais que, por sua vez, giram um eixo.

Os próprios músculos artificiais ativam os interruptores com o seu movimento.

Tudo que é necessário para mover o "motor muscular" é uma alimentação com corrente contínua.

Aplicações dos motores eletrostáticos

Entre as vantagens desses motores eletrostáticos, em comparação com os seus parentes tradicionais mais duros, os motores eletromagnéticos, afirmam os pesquisadores, é que eles são capazes de fornecer um torque mais elevado, exigem correntes menores, e podem ter um perfil mais baixo, sendo praticamente planos.

O novo motor em seu estado atual é ineficiente para aplicações práticas.

Mas os pesquisadores dizem esperar que seu protótipo abra as portas para um futuro mais leve e mais macio para os motores eletrostáticos.

Entre as possibilidades de aplicações, eles citam áreas como as próteses e robôs moles e flexíveis - aplicações muito mais significativas do que simplesmente girar churrascos.

Recentemente, engenheiros dinamarqueses construíram um motor a partir músculos artificiais que já está pronto para ser comercializado:

Bibliografia:

Artigo: Rotating turkeys and self-commutating artificial muscle motors
Autores: Benjamin M. O Brien, Thomas G. McKay, Todd A. Gisby, Iain A. Anderson
Revista: Applied Physics Letters
Vol.: Accepted for publication
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Motores
  • Músculos Artificiais
  • Magnetismo
  • Biomecatrônica

Mais tópicos