Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Nanotecnologia

Construído primeiro nanomotor de estado sólido

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/07/2022

Nanomotor de estado sólido usa luz como combustível
O nanomotor é acionado por luz.
[Imagem: University of Texas at Austin]

Primeiro nanomotor de estado sólido

Uma das áreas mais promissoras da nanotecnologia está na construção de motores minúsculos, que possam acionar nanomáquinas e substituir algumas das fontes de energia que usamos hoje.

Embora muitos resultados interessantes venham sendo alcançados ao longo dos últimos anos, todas as versões anteriores desses motores, incluindo um recentíssimo motor de DNA acionado por eletricidade, ficam imersos em algum tipo de solução - e motores que só funcionam dentro de líquidos têm muitas limitações de uso.

Agora, pesquisadores criaram o primeiro nanomotor de estado sólido e que ainda pode ser acionado unicamente por luz.

Para isso, a equipe usou as tecnologias da microeletrônica, construindo o nanomotor em um chip, sobre o qual é depositada uma fina camada de material de mudança de fase. Quando exposto à luz, esse material passa por uma mudança local e reversível da fase sólida para uma fase quase líquida - não líquida o suficiente para que ele "escorra" e deixe de funcionar. Essa mudança de fase reduz a força de atrito e aciona a rotação do motor.

Controle do nanomundo

O novo motor, que mede menos de 100 nanômetros de largura e gira solto sobre seu substrato sólido, poderá servir como um motor sem combustível e sem engrenagens para converter luz em energia mecânica para vários sistemas micro/nano-eletromecânicos de estado sólido - esses sistemas são conhecidos como MEMS (escala micro) e NEMS (escala nano).

"Os nanomotores nos ajudam a controlar com precisão o nanomundo e criar coisas novas que queremos para o nosso mundo real," disse Jingang Li, da Universidade do Texas em Austin, nos EUA.

Os pesquisadores vislumbram esses motores alimentando uma variedade de coisas. O movimento giratório pode pegar poeira e outras partículas, tornando-o útil para a medição da qualidade do ar. Eles poderão também acionar dispositivos de entrega de medicamentos no corpo humano ou bombear líquidos dentro de microlaboratórios. E, claro, impulsionar miniveículos e minirrobôs.

Bibliografia:

Artigo: Opto-Thermocapillary Nanomotors on Solid Substrates
Autores: Jingang Li, Pavana Siddhartha Kollipara, Ya Liu, Kan Yao, Yaoran Liu, Yuebing Zheng
Revista: ACS Nano
Vol.: 16, 6, 8820-8826
DOI: 10.1021/acsnano.1c09800
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Motores
  • Micro e Nano Robôs
  • Microeletrônica
  • Miniaturização

Mais tópicos