Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Nanossensores transmitem dados de tecidos vivos usando luz

Redação do Site Inovação Tecnológica - 14/05/2020

Nanossensores transmitem dados de tecidos vivos usando luz
Se você olhar para eles, não verá mais do que uma poeira, mas fotossensores conseguem ler seus sinais individuais com precisão.
[Imagem: Alejandro Cortese]

Sensor tudo em um

Pesquisadores da Universidade de Cornell, nos EUA, criaram sensores tão pequenos que, se você colocar 12.000 deles lado a lado, eles ocuparão apenas um centímetro.

E cada sensor desse já vem equipado com um circuito integrado para fazer as computações necessárias, células solares para fornecer a energia de que precisam, e LEDs para enviar os dados à distância por meio de comunicação por luz.

E como eles podem ser fabricados em massa, com até 1 milhão em uma única bolacha de silício de 20 cm de diâmetro, cada um desses sensores custa apenas alguns milésimos de centavo.

Alejandro Cortese e seus colegas batizaram seus nanossensores de OWIC, sigla em inglês para "circuitos integrados ópticos sem fio".

Os sensores podem ser usados para medir sinais como tensão e temperatura em ambientes de difícil acesso, mas a equipe está especialmente interessada em monitorar tecidos vivos e sistemas microfluídicos. Por exemplo, quando equipados com um sensor neural, eles podem gravar de maneira não invasiva os sinais nervosos no corpo e transmitir os dados piscando um sinal codificado no LED.

Como prova de conceito, a equipe incorporou um dos seus sensores no tecido cerebral de animais de laboratório e leu com sucesso os resultados pela transmissão óptica sem fio.

A equipe já obteve apoio da Universidade para fundar uma empresa de tecnologia que pretende comercializar os OWICs.

Bibliografia:

Artigo: Microscopic sensors using optical wireless integrated circuits
Autores: Alejandro J. Cortese, Conrad L. Smart, Tianyu Wang, Michael F. Reynolds, Samantha L. Norris, Yanxin Ji, Sunwoo Lee, Aaron Mok, Chunyan Wu, Fei Xia, Nathan I. Ellis, Alyosha C. Molnar, Chris Xu, Paul L. McEuen
Revista: Proceedings of the National Academy of Sciences
DOI: 10.1073/pnas.1919677117
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Sensores
  • Transmissão de Dados
  • Biomecatrônica
  • Fotônica

Mais tópicos