Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

NASA anuncia telescópio espacial para estudar evolução da Via Láctea

Redação do Site Inovação Tecnológica - 21/10/2021

NASA anuncia telescópio espacial para estudar evolução da Via Láctea
O telescópio Cosi vai ajudar a esclarecer a origem dos elementos químicos.
[Imagem: NASA/JPL-Caltech]

Telescópio de raios gama

A NASA selecionou a proposta de construção de um novo telescópio espacial, projetado para estudar o nascimento e a morte das estrelas e a formação de elementos químicos na Via Láctea.

O telescópio, chamado COSI (Compton Spectrometer and Imager, ou Espectrômetro e Imageador Compton), deverá ser lançado em 2025, e vai observar os céus na frequência dos raios gama.

Um telescópio Compton mede a posição e as energias de uma sequência de dispersões de um raio gama para determinar seu caminho - o espalhamento de fótons de partículas carregadas é chamado de espalhamento Compton, em homenagem a Arthur Compton, que foi o primeiro a medir o espalhamento fóton-elétron, em 1922.

Os raios gama têm uma frequência muito superior à da luz visível. Os fótons dessa forma de radiação eletromagnética contêm muito mais energia do que os raios X, o que torna extremamente difícil a tarefa de captá-los.

Em vez de serem emitidos por objetos brilhantes ou quentes, os raios gama se originam nas colisões entre partículas de matéria ou de luz, que acontecem com maior frequência nos processos astronômicos mais radicais, com energia suficiente para criar elementos mais pesados.

O telescópio COSI irá estudar os raios gama emitidos por átomos radioativos produzidos quando estrelas massivas explodiram, mapeando onde os elementos químicos foram formados na Via Láctea.

A missão também investigará a origem misteriosa dos pósitrons da nossa galáxia - também conhecidos como antielétrons, essas partículas de antimatéria têm a mesma massa de um elétron, mas uma carga positiva.

Teste em balões

O principal idealizador do COSI foi o professor John Tomsick, da Universidade da Califórnia em Berkeley.

A equipe vem desenvolvendo a tecnologia de observação há décadas por meio de voos em balões científicos. Em 2016, eles enviaram uma versão do instrumento de raios gama a bordo de um balão de superpressão lançado pela NASA, projetado para voos longos e cargas pesadas.

Aquele voo detectou várias emissões de raios gama, validando a tecnologia e abrindo caminho para a viabilização do telescópio espacial.

A missão custará aproximadamente US$ 145 milhões, sem incluir os custos de lançamento.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Telescópios
  • Universo e Cosmologia
  • Radiação Eletromagnética
  • Raios Laser

Mais tópicos