Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Destaques e Imagens

Nave futurística a serviço do futuro da Terra

Redação do Site Inovação Tecnológica - 22/09/2008

Nave futurística a serviço do futuro da Terra

[Imagem: Agência Espacial Européia]

A sonda espacial Goce é uma das mais belas espaçonaves já construídas.

A bordo, seis acelerômetros de alta sensibilidade vão medir os componentes do campo gravitacional terrestre em seus três eixos. Os dados coletados serão usados para a criação de um mapa de alta resolução do geóide, das anomalias gravitacionais e do interior da Terra.

Construída pela Agência Espacial Européia, a sonda tinha seu lançamento previsto para este mês de Setembro. O lançamento foi adiado por problemas técnicos, devendo ocorrer até o final do ano.

A sonda Goce ficará em uma órbita baixa, praticamente sincronizada com a posição do Sol. Seus equipamentos permitirão pela primeira vez a construção de um mapa que mostrará o formato preciso do nosso planeta.

Os dados coletados também trarão novos conhecimentos sobre a estrutura interna da Terra e darão novas informações para os estudos sobre o clima e sobre os oceanos, incluindo alterações no nível dos mares, circulação oceânica e dinâmica das coberturas de gelo.

Os pesquisadores esperam que os estudos gerem inúmeras aplicações em climatologia, oceanografia e geofísica, assim como em atividades de posicionamento global e geodética.

Para saber mais sobre a missão Goce, veja Qual é a forma exata da Terra?

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Sondas Espaciais
  • Monitoramento Ambiental
  • Impactos sobre o Meio Ambiente
  • Exploração Espacial

Mais tópicos