Plantão

Novo vazamento faz lançamento da Endeavour ficar para Julho

Novo vazamento faz lançamento da Endeavour ficar para Julho
Técnicos removem um engate-rápido de 7 polegadas, que liga o tanque principal do ônibus espacial ao sistema de exaustão que retira o excesso de hidrogênio, onde ocorreu o vazamento.[Imagem: NASA]

A NASA adiou novamente o lançamento do ônibus espacial Endeavour, que seria enviado hoje (17) para uma missão de 16 dias na Estação Espacial Internacional.

A próxima janela de lançamento ocorrerá apenas em 11 de Julho, mas a NASA afirmou que a confirmação de uma nova data dependerá do trabalho dos técnicos, que deverão encontrar o defeito e saná-lo de forma definitiva.

Veja mais detalhes e a imagem da válvula que apresentou defeito na reportagem Lançamento da Endeavour é adiado por vazamento de hidrogênio.

Por ocasião dos defeitos anteriores, nenhum problema específico foi encontrado, mas o vazamento foi sanado com a troca da válvula. Desta vez, a substituição não foi suficiente, e o vazamento surgiu em outro local do mesmo equipamento, chamado GUCP (Ground Umbilical Carrier Plate).

A demora para uma nova janela de lançamento deve-se a um efeito conhecido como ângulo beta solar, que cria uma condição termal na Estação Espacial Internacional que impede o atracamento dos ônibus espaciais.

Com a demora para uma nova data de lançamento, os sete astronautas da missão deixarão o Centro Espacial Kennedy nesta manhã e retornarão à base da NASA, em Houston.





Outras notícias sobre:

    Mais Temas