Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

O que a NASA falou sobre os OVNIs?

Com informações da BBC e NASA - 31/05/2023

O que a NASA disse sobre os OVNIs?
Astrônomos usavam o radiotelescópio Parkes, na Austrália, quando começaram a captar sinais emitidos pelo forno que usavam na cozinha.
[Imagem: Csiro]

A NASA e os OVNIs

Depois de muita expectativa, a NASA realizou sua apresentação preliminar de um relatório que seus cientistas vêm preparando há cerca de um ano sobre objetos voadores não identificados (OVNIs).

O painel reunido pela agência compilou cerca de 800 relatórios sobre os eventos que a agência chama de "fenômenos anômalos não identificados", mas apenas uma pequena fração dessas ocorrências foi classificada como realmente inexplicável.

"Temos de 50 a 100 novos relatórios por mês," afirmou Sean Kirkpatrick, diretor do Escritório de Resolução de Anomalias (AARO) da agência.

No entanto, o número desses avistamentos catalogados como anômalos representam de 2% a 5% do banco de dados total.

Um relatório separado do Pentágono, publicado em 2021, também havia apontado que, de 144 avistamentos de pilotos militares norte-americanos feitos desde 2004, apenas um permanece inexplicável. As autoridades não descartaram a possibilidade de que o objeto seja extraterrestre.

Outro problema apontado pela equipe é que a privacidade limita as investigações sobre os eventos.

"A maioria das pessoas não gosta quando apontamos todo o nosso aparato de coleta para o seu quintal," disse Kirkpatrick.

Dificuldade de analisar os dados

Os dados relacionados aos OVNIs também são tipicamente difíceis de interpretar e podem ser facilmente distorcidos.

Como exemplo, a equipe citou o caso de astrônomos australianos que pesquisavam explosões de ondas de rádio cósmicas, conhecidas hoje como FRBs.

"Eles tinham uma estrutura muito estranha. As pessoas não conseguiam entender o que estava acontecendo. Então começaram a notar muitos [desses eventos] amontoados na hora do almoço," disse David Spergel, membro do painel.

Uma investigação rápida mostrou que os instrumentos sensíveis usados pelos pesquisadores estavam captando sinais do forno de micro-ondas usado para aquecer seus almoços.

Scott Kelly, ex-astronauta também contou uma história sobre uma ilusão de óptica enquanto pilotava um avião: "Eu não vi. Nós nos viramos, fomos olhar, descobrimos que era Bart Simpson - um balão."

Dificuldade de obter dados

Quando à falta de mais dados, a equipe conta que os pilotos de aviões comerciais relutam muito em relatar avistamentos por causa do estigma em torno dos discos voadores.

"Um de nossos objetivos é remover o estigma porque há necessidade de dados de alta qualidade para abordar questões importantes sobre OVNIs," disse Spergel.

Alguns cientistas também enfrentaram assédio na internet por seu trabalho na área. "O assédio apenas leva a uma maior estigmatização, dificultando significativamente o processo científico e desencorajando outros a estudar este importante assunto," disse Nicola Fox, chefe de ciência da NASA.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Exploração Espacial
  • Universo e Cosmologia
  • Telescópios
  • Sondas Espaciais

Mais tópicos