Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Ônibus espacial Discovery será lançado hoje rumo à ISS

Redação do Site Inovação Tecnológica - 11/03/2009

Ônibus espacial Discovery será lançado hoje rumo à ISS
Aspecto final da Estação Espacial Internacional depois da montagem do segmento S6 de painéis solares, que será o principal objetivo da missão STS-119.
[Imagem: NASA]

Painéis solares

O ônibus espacial Discovery está com o lançamento previsto para esta noite, às 22:20 h, no horário de Brasília. A missão STS-119, com duração de 14 dias, tem como principal objetivo o término da instalação dos painéis solares da Estação Espacial Internacional (ISS).

O quarto e último conjunto de painéis solares - chamado segmento S6 - marcará o término da construção do núcleo principal da estação espacial, que serve de suporte para a conexão dos demais laboratórios científicos, sistemas de acoplagem e módulos de serviço.

A eletricidade extra fornecida pelos novos painéis é necessária para alimentar os novos laboratórios e seus experimentos científicos, além de dar suporte para uma tripulação permanente de 6 astronautas, em vez dos 3 atuais.

Reciclagem de urina

A missão também deverá trocar o sistema de reciclagem de urina que apresentou defeito no ano passado. Esse equipamento será responsável pela geração de água potável a partir da urina dos astronautas.

A missão de 14 dias exigirá quatro caminhadas espaciais para a instalação do segmento S6.

O lançamento da Discovery terá transmissão ao vivo pela NASA TV.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Estação Espacial Internacional
  • Exploração Espacial
  • Sondas Espaciais
  • Foguetes

Mais tópicos