Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Ouvindo melhor com a pele do que com os ouvidos

Redação do Site Inovação Tecnológica - 11/07/2022

Ouvindo melhor com a pele do que com os ouvidos
Diagrama esquemático (em cima) e protótipos do sensor acústico (embaixo) acoplável à pele ou outras superfícies.
[Imagem: POSTECH]

Microfone MEMS

Pesquisadores coreanos criaram um novo tipo de microfone usando materiais poliméricos sobre MEMS, ou sistemas microeletromecânicos, que são essencialmente máquinas ultraminiaturizadas.

Todos os nossos celulares já usaram microfones que são MEMS, mas todos são feitos de silício, que é rígido - é difícil dobrar o diafragma ou o microfone conforme desejado e isso interfere na capacidade de detecção de som do dispositivo.

A equipe superou essa limitação criando um MEMS usando materiais poliméricos, que são mais flexíveis do que o silício e podem ser projetados em qualquer formato.

Com uma espessura de apenas algumas centenas de micrômetros, o microfone pode ser fixado em grandes superfícies ou mesmo diretamente na pele.

Mas o grande ganho com a flexibilidade do polímero está na sensibilidade auditiva do microfone, maior do que a dos ouvidos humanos, ao mesmo tempo em que reconhece os sons ao redor e a voz do usuário sem distorções.

Além disso, o microfone pode detectar tanto sons altos, acima de 85 decibéis, uma faixa que causa danos auditivos, quanto sons de baixa frequência, que os humanos não conseguem ouvir.

Microfone para a pele

Segundo a equipe, o novo sensor acústico tem aplicações potenciais em dispositivos vestíveis de reconhecimento de voz para a internet das coisas, interfaces humano-máquina e robôs.

Para demonstrar isto, a equipe planeja criar uma pele eletrônica auditiva integrando-a com sensores de pressão e temperatura acopláveis à pele, telas flexíveis e outros.

Bibliografia:

Artigo: A high-fidelity skin-attachable acoustic sensor for realizing auditory electronic skin
Autores: Siyoung Lee, Junsoo Kim, Hajung Roh, Woongji Kim, Sein Chung, Wonkyu Moon, Kilwon Cho
Revista: Advanced Materials
Vol.: 34, Issue 21 2109545
DOI: 10.1002/adma.202109545
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • MEMS
  • Sensores
  • Robôs
  • Polímeros

Mais tópicos