Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Meio ambiente

Ozônio pode estar aquecendo o planeta mais do que imaginamos

Redação do Site Inovação Tecnológica - 10/05/2022

Ozônio pode estar aquecendo o planeta mais do que imaginamos
Mudanças nas concentrações de ozônio na atmosfera afetam os ventos vindos do oeste no Hemisfério Sul, além de causar níveis contrastantes de sal e temperatura perto da superfície no Oceano Antártico. Ambos afetam as correntes oceânicas de maneiras distintas, afetando assim a absorção de calor do oceano.
[Imagem: Wei Liu et al. - 10.1038/s41558-022-01320-w]

Ozônio na baixa atmosfera

O ozônio pode estar enfraquecendo um dos mecanismos de resfriamento mais importantes da Terra, tornando-o um gás de efeito estufa mais significativo do que os cientistas calculavam.

Um novo estudo revelou que as mudanças nos níveis de ozônio na atmosfera superior e inferior foram responsáveis por quase um terço do aquecimento observado nas águas oceânicas que fazem fronteira com a Antártida na segunda metade do século 20.

O aquecimento profundo e rápido no Oceano Antártico afeta seu papel como uma das principais regiões para absorver o excesso de calor à medida que o planeta aquece.

A maior parte desse aquecimento foi resultado de aumentos na concentração de ozônio na baixa atmosfera. O ozônio - um dos principais componentes da poluição atmosférica - já é perigoso como poluente, mas esta pesquisa mostra que ele também pode desempenhar um papel significativo na condução das mudanças climáticas nos próximos anos.

O ozônio é criado na atmosfera superior pela interação entre as moléculas de oxigênio e a radiação ultravioleta do Sol. Na baixa atmosfera, ele se forma devido a reações químicas entre poluentes, como gases de escape de veículos e outras emissões.

"O ozônio próximo à superfície da Terra é prejudicial às pessoas e ao meio ambiente, mas este estudo revela que ele também tem um grande impacto na capacidade do oceano de absorver o excesso de calor da atmosfera. Estas descobertas são um abridor de olhos e martelam a importância de regular a poluição do ar para evitar o aumento dos níveis de ozônio e as temperaturas globais subindo ainda mais," disse Michaela Hegglin, da Universidade de Reading, no Reino Unido.

Aquecimento causado pelo ozônio

A equipe usou modelos para simular mudanças nos níveis de ozônio na atmosfera superior e inferior entre 1955 e 2000, para isolá-las de outras influências e aumentar a compreensão atual de seu impacto na absorção de calor do Oceano Antártico.

Essas simulações mostraram que uma diminuição do ozônio na atmosfera superior e um aumento na atmosfera inferior contribuíram para o aquecimento observado nos 2 km superiores das águas oceânicas nas altas latitudes pelo aumento geral dos gases de efeito estufa.

Elas revelaram ainda que o aumento do ozônio na baixa atmosfera causou 60% do aquecimento global induzido pelo ozônio observado no Oceano Antártico durante o período estudado - muito mais do que se pensava anteriormente. Isso é surpreendente porque os cientistas sempre pensaram nos aumentos de ozônio troposférico como uma força climática no Hemisfério Norte, que é onde ocorre a maior parte da poluição na Terra.

O ozônio chegou às manchetes na década de 1980, quando se descobriu um buraco na camada de ozônio na alta atmosfera sobre o Pólo Sul, devido aos danos causados pelos clorofluorcarbonos (CFCs), gases usados na indústria e produtos de consumo, como geladeiras. A camada de ozônio é vital para a vida na Terra, filtrando a radiação ultravioleta perigosa e impedindo que a maior parte dela atinja a superfície do planeta. Essa descoberta levou ao Protocolo de Montreal, um acordo internacional para interromper a produção de CFCs.

"Sabemos há algum tempo que o esgotamento do ozônio na alta atmosfera afetou o clima da superfície no Hemisfério Sul. Nossa pesquisa mostrou que o ozônio aumenta na baixa atmosfera devido à poluição do ar, que ocorre principalmente no Hemisfério Norte e 'vaza' para o Hemisfério Sul, o que também é um problema sério. Há esperança de encontrar soluções, e o sucesso do Protocolo de Montreal na redução do uso de CFCs mostra que é possível uma ação internacional para evitar danos ao planeta," disse Hegglin.

Bibliografia:

Artigo: Stratospheric ozone depletion and tropospheric ozone increases drive Southern Ocean interior warming
Autores: Wei Liu, Michaela I. Hegglin, Ramiro Checa-Garcia, Shouwei Li, Nathan P. Gillett, Kewei Lyu, Xuebin Zhang, Neil C. Swart
Revista: Nature Climate Change
Vol.: 12, pages 365-372
DOI: 10.1038/s41558-022-01320-w
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Impactos sobre o Meio Ambiente
  • Refrigeração
  • Monitoramento Ambiental
  • Satélites Artificiais

Mais tópicos