Energia

Painéis solares com a beleza das asas de borboletas

Redação do Site Inovação Tecnológica - 01/02/2021

Painéis solares coloridos
A cor estrutural retém apenas 7% da luz solar, reduzindo ao mínimo a perda de eficiência do painel.
[Imagem: Fraunhofer ISE]

Cor estrutural

Os painéis fotovoltaicos têm avançado sobre os telhados do mundo todo, e agora há um ímpeto cada vez maior para que eles ocupam também as paredes.

Quem não está gostando muito da ideia são os arquitetos e decoradores, que nem sempre acham combinações adequadas para o azul profundo dos painéis disponíveis no comércio.

Mas logo eles poderão adquirir painéis com uma paleta muito mais rica, graças ao trabalho de pesquisadores do Instituto de Sistemas para Energia Solar, na Alemanha.

Como usar pigmentos diminui a eficiência dos painéis solares - uma parte do espectro solar precisa ser refletida para produzir a cor, nunca chegando às células solares - Thomas Kroyer e seus colegas foram buscar uma solução no fenômeno que causa os tons cintilantes das asas da borboleta e outros insetos, a chamada cor estrutural, ou cor física.

Painéis solares coloridos

"A ideia por trás desse desenvolvimento não foi colorir o vidro protetor dos módulos com pigmentos, mas simular o efeito físico das asas de uma borboleta," disse Kroyer.

Nos insetos, a impressão de cor é criada por um efeito óptico produzido quando a luz incide sobre minúsculas estruturas, que interagem de forma característica com a luz de determinados comprimentos de onda.

A equipe então criou texturas na parte de baixo do vidro protetor dos painéis solares, criando protótipos com cores vibrantes, como verde ou vermelho, ou mesmo um azul brilhante, para quem só quer uma variação pequena em relação aos modelos tradicionais.

A perda de eficiência do painel solar é mínima devido à reflexão. "Cerca de 93% da luz pode penetrar nesta camada, com apenas cerca de 7% sendo refletida para causar o efeito de cor," disse Kroyer.

A equipe está procurando empresas interessadas em licenciar a tecnologia e colocá-la no mercado.