Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Papel de parede protege casas contra terremotos

Redação do Site Inovação Tecnológica - 07/07/2010

Papel de parede à prova de terremotos evita desabamentos
Para testar o seu "compósito sísmico inteligente", os pesquisadores replicaram em laboratório uma casa inteira que foi severamente danificada durante o terremoto de 2009, ocorrido em L'Aquila, na Itália.
[Imagem: KIT]

Engenheiros alemães desenvolveram um papel de parede capaz de evitar que casas e edifícios desabem durante os terremotos.

Fibras elásticas

Batizado de "compósito sísmico inteligente", o papel de parede foi projetado por pesquisadores do Instituto de Tecnologia Karlsruhe para reforçar as paredes das construções em áreas sujeitas a terremotos, minimizando os impactos econômicos e humanos dos tremores.

O papel de parede é uma versão reforçada das malhas usadas para tapar trincas superficiais nas paredes - com a diferença de que, contendo fibras elásticas dispostas em quatro direções diferentes, ele é várias vezes mais resistente, podendo suportar o peso da parede inteira.

Papel de parede à prova de terremotos

Além do efeito preventivo, o novo tecido à prova de terremotos também pode ser usado para estabilizar prédios já afetados por tremores ou por reacomodação do solo permitindo sua recuperação e evitando a necessidade de demolição.

Outra aplicação prevista pelos engenheiros é a manutenção e recuperação de prédios históricos com risco de desabamento, reforçando a estrutura sem perda das características originais do edifício.

Simulador de terremotos

Para testar o seu "compósito sísmico inteligente", os pesquisadores replicaram em laboratório uma casa inteira que foi severamente danificada durante o terremoto de 2009, ocorrido em L'Aquila, na Itália.

A casa foi construída em cima de uma mesa vibratória gigantesca - para simular terremotos de várias magnitudes - usando materiais de construção iguais aos da casa que ruiu.

Ao simular um terremoto da mesma magnitude, os pesquisadores podem aferir com precisão o desempenho do papel de parede à prova de terremotos comparando os danos causados no simulador e no prédio real.

O desempenho do material surpreendeu, permitindo que ele seja produzido comercialmente, o que deverá ser feito pela empresa italiana D'Appolonia S.p.A.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Construção Civil
  • Edifícios Inteligentes
  • Tecidos
  • Simuladores

Mais tópicos