Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Parafuso para revestimento acústico reduz ruído em 50%

Redação do Site Inovação Tecnológica - 13/07/2021

Parafuso para revestimento acústico reduz ruído em 50%
O pesquisador está em busca de empresas que queiram licenciar o seu "parafuso de som".
[Imagem: Hakan Wernersson]

Parafuso para revestimento acústico

Se você vive incomodado pelo barulho do trânsito, de uma fábrica nas vizinhanças ou mesmo de vozes abafadas na porta ao lado, provavelmente você já saiu procurando informações sobre quais seriam os melhores produtos antirruído para suas paredes e janelas.

Ou então, você já instalou um revestimento acústico, mas não ficou satisfeito com o resultado.

O que realmente deverá lhe surpreender é que a solução pode estar em algo tão simples quanto um parafuso.

Não um parafuso qualquer, mas um parafuso dotado de uma cintura e uma pequena mola, inventado pelo professor Hakan Wernersson, da Universidade Malmo, na Suécia, que o batizou de "parafuso acústico".

Apenas substituindo os parafusos comuns, usados para fixação dos painéis de isolamento acústico, o ruído que atravessa a barreira é cortado pela metade.

Ou seja, não perca tempo escolhendo o melhor revestimento: Qualquer que seja ele, os parafusos do professor Wernesson vão reduzir os ruídos remanescentes a apenas 50%.

"Com o nosso parafuso, você pode montar placas de gesso diretamente nas paredes, liberando espaço no chão, e um metro quadrado de espaço pode valer milhares de dólares," disse Wernersson.

Parafuso antirruído

O segredo do parafuso acústico está em sua capacidade de quebrar as ondas sonoras.

O som é formado por ondas de compressão, que atingem as paredes, fazendo-as vibrar e transmitir o barulho para o interior. É por isso que normalmente se usa placas - de gesso ou outros materiais - para criar uma segunda parede, ligeiramente espaçada da parede estrutural, uma vez que o colchão de ar entre as duas paredes ajuda a amortecer o som.

Acontece que os módulos do revestimento precisam ser fixados na parede, e as vibrações das ondas de som que chegam do exterior vão procurar qualquer caminho por onde possam se dissipar, e os parafusos de fixação são a única via que resta unindo diretamente o exterior ao interior.

Foi por isso que Wernersson voltou sua atenção para eles, criando um parafuso dividido ao meio com uma mola colocada dentro. A ponta do parafuso entra na viga de fixação externa, a cabeça mantém a placa de gesso no lugar e, entre os dois, um acoplamento mecânico fino mas resistente impede o avanço das ondas sonoras.

É de fato uma ideia genial - daquelas que geram um "Como não pensei nisso antes" -, mas o que não se esperava é que os parafusos de fixação pudessem ser responsáveis pela passagem de uma quantidade tão grande de ruído. Qualquer que fosse a eficiência dos revestimentos acústicos testados pela equipe, o mero uso do parafuso acústico reduziu o ruído interno em 50%, em média.

Wernersson agora está procurando empresas que queiram licenciar sua invenção para levar o parafuso acústico ao mercado. "Ele ainda não entrou no mercado, por isso precisamos de mais exemplos de projetos ou instalações onde os parafusos são usados para fazer testes em uma escala maior," disse Wernersson.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Construção Civil
  • Edifícios Inteligentes
  • Fontes Alternativas de Energia
  • Poluição

Mais tópicos