Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Nanotecnologia

Pele espacial ultraleve criada para suportar condições extremas do espaço

Redação do Site Inovação Tecnológica - 23/03/2023

Pele espacial ultraleve criada para suportar condições extremas do espaço
A nanobarreira forma uma espécie de tinta protetora, acrescentando um peso mínimo às estruturas.
[Imagem: Michal Delkowski et al. - 10.1126/sciadv.add6947]

Pele espacial

Defender-se dos rigores do espaço, com variações extremas de temperatura, radiação cósmica e micrometeoritos, tem exigido a construção de escudos fortes e grossos - e, portanto, pesados -, o que encarece muito as missões.

Mas a nanotecnologia está começando a cumprir suas promessas.

Pesquisadores da Universidade de Surrey, no Reino Unido, e da Airbus, criaram um revestimento ultrafino que eles batizaram de "pele espacial".

Trata-se de um revestimento em escala nanométrica para ajudar a proteger as cargas espaciais enquanto elas viajam pelo espaço, semelhante a uma roupa ultraleve e ultrafina, mas muito resistente.

Essa nanobarreira foi desenvolvida para proteger outro material estado da arte, as fibras de carbono, que têm amplas aplicações em terra, mas ainda não eram boas o suficiente para resistir às intempéries espaciais.

O revestimento consiste em uma estrutura de superrede altamente densa, aplicada às peças já prontas à temperatura ambiente, adicionando apenas cerca de 1 micrômetro de espessura, mantendo assim os materiais leves - superredes são padrões organizados e muito densos formados por diferentes elementos, um diamante de ouro, por exemplo, em contraposição à rede atômica de um cristal, formada por um único elemento.

A equipe comprovou que sua nanobarreira inovadora pode ajudar a aumentar drasticamente a estabilidade dos materiais de fibra de carbono, reduzindo os danos causados pela radiação cósmica.

"A blindagem de alumínio atual não é termicamente estável ou totalmente conforme e, portanto, geralmente indesejada para estruturas estáveis. Sem mencionar que a blindagem de alumínio contribui para a massa e o custo dos satélites. Nossa nanobarreira lida com esses problemas e é uma atualização promissora para o padrão da indústria, podendo se tornar um acessório chave para todas as estruturas espaciais e aeronáuticas móveis e estáticas," disse o professor Ravi Silva, coordenador do trabalho.

Bibliografia:

Artigo: Radiation and electrostatic resistance for ultra-stable polymer composites reinforced with carbon fibers
Autores: Michal Delkowski, Christopher T. G. Smith, José V. Anguita, S. Ravi P. Silva
Revista: Science Advances
Vol.: 9, Issue 11
DOI: 10.1126/sciadv.add6947
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Compósitos
  • Cerâmicas
  • Exploração Espacial
  • Sondas Espaciais

Mais tópicos